Meninas que|fazem teatro

0
1328

Foto:

Textos exploram o universo infantil

Criado em 1995 pelas atrizes Kika Antunes e Simone Grande, o grupo de teatro As Meninas do Conto mantém uma produção de sucesso de espetáculos teatrais voltados para um público infanto-juvenil e tem sua sede na Lapa.
Quem conta um pouco da história da companhia é Simone Grande, fundadora e diretora artística do grupo que tem cerca de 15 integrantes, sendo que seis são fixos e os demais são convidados a participar das temporadas que o grupo faz. “Eu e a Kika já tínhamos o nosso trabalho de atrizes e fomos convidadas para fazer narração de histórias para uma editora infantil. Eu nem sabia o que era isso”, conta Sandra. “A narração foi uma grande escola para nós. Através dela, fomos conhecendo melhor o público infantil, o que ele gosta e o que não gosta”, complementa.
O espetáculo “A princesa Jia” foi o primeiro espetáculo do grupo e até hoje faz um sucesso onde se apresenta. “É com espetáculos como esse que formam o repertório de uma companhia como a nossa”, diz Sandra. Em 2002, o texto ganhou o grande prêmio da crítica da APCA. E recentemente, a peça participou do Festival do Teatro do Centro da Terra para Crianças.
Depois do texto da princesa, vieram “As Velhas Fiandeiras”, “Porque o Mar Tanto Chora”, “Papagaio Real” e “Buuu! A Casa do Bichão”, que ganhou o prêmio APCA 2009 de melhor espetáculo infantil e concorreu ao prêmio Coca-Cola Femsa nas categorias de melhor espetáculo e melhor dramaturgia.
A escolha da Lapa para a sede do grupo foi por acaso. “Viemos em uma festa de aniversário que aconteceu neste imóvel. Ficamos sabendo que estava vago para locação e nós estávamos cansados em ficar guardando cenários e figurinos em nossas casas. Foi um achado e aqui agora é a nossa segunda casa”.
O espaço serve para ensaios e cursos de narração de histórias em níveis básicos e avançados. No último sábado de cada mês, acontece uma palestra com um convidado, com entrada grátis. Antes da palestra há uma pequena apresentação de um texto teatral ou uma narração de história.
O grupo se sustenta através dos programas de incentivo ao teatro e patrocínios de empresas. Quem quiser conhecer o trabalho das Meninas do Conto, acesse o site do grupo e fique sabendo onde acontecerão os próximos espetáculos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA