Espaço Cênico Conforto & Cia, casa dos palhaços Conforto e Heitor

0
4595

Foto: Divulgação

Divulgação
Os palhaços Conforto e Heitor em ação

GDLL JAN22

O início das atividades culturais no dia 13 de fevereiro, o Espaço Cênico Conforto & Cia é um claro sinal de que a as artes estão voltando…

No pequeno espaço, com 30 m² e capacidade para receber 38 espectadores, o Espaço Cênico Conforto & Cia tem como missão ser um local para apresentações dos palhaços Conforto e Heitor e também para grupos e artistas ensaiarem e apresentarem seus trabalhos. Além dos espetáculos, o local terá cursos, workshops para amadores e profissionais.

No comando desta empreitada estão Kayê Conforto e Henrique Caponero, que formam desde 2012 a dupla Conforto e Heitor. Eles fazem tudo, desde os textos, a iluminação e é claro, as apresentações de seus trabalhos que já foram assistidos em diversos palcos. Entre eles no circuito das unidades do Sesc, ONGs, ruas e espaços públicos pelo Brasil.

Kayê é psicólogo formado e até uma década atrás trabalhava no atendimento na Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de São Paulo. “Resolvi que eu seria mais feliz me dedicando à arte e deixei de lado o atendimento psicólogo para me dedicar de corpo e alma à palhaçaria. Avalio que fiz a escolha certa, apesar das dificuldades que é ser artista no Brasil.” O encontro dos dois aconteceu durante a apresentação de Kayê e Henrique, que estava concluindo uma pós-graduação em direção teatral, “ele assistiu a minha apresentação e depois me mandou mensagem dizendo que queria me ajudar no espetáculo”, conta Conforto.

2017A parceria já rendeu um repertório. Entre os espetáculos montados estão Desconforto: Um Espetáculo de Mágicas Clownescas; Biscoitos, que foi indicado como melhor peça; SOS uma Autopeça; Os Cintólogos, que são especializados em coisa nenhuma e “que pode ser adaptado para várias situações e públicos”; O Grande Rabbitt é um espetáculo que deixou de ser apresentado. Mas eles também têm no repertório, Contação de Histórias que são apresentadas sem nenhum roteiro pré-estabelecido e as histórias surgem com a participação das crianças e tem a participação de uma palhaça. “Aqui, o desafio é chegar ‘vazio’ para receber as ideias das crianças e criar as histórias na hora”, avisa Conforto.

Outro projeto que eles têm é a peça Ricardo III, de William Shakespeare. “Somos quatro palhaços e 29 personagens, adaptados para um público infantil, mas que os adultos também apreciam”, garante.

Conforto explica a escolha pela Lapa para instalar o Espaço Cênico. “Sou morador da Vila Romana e durante nossas viagens de trabalho pelo Brasil sempre falamos que precisávamos ter um local fixo para apresentações e também para a troca de experiências com outros profissionais. Passando aqui na Guaicurus, vi a placa de aluga-se e na hora liguei para a imobiliária e dias depois, o espaço era nosso”, resume Conforto. E lembra que a região da Lapa é sede de outros grupos e de espaços de arte como o Pia Fraus, Namakaka, Tendal da Lapa, Teatro Cacilda Becker.

Biscoitos-Kayê Conforto-2015Imóvel alugado mas o espaço precisava de melhorias gerais. “Então colocamos as mãos na massa e fizemos tudo, da pintura ao piso, com pallets de madeira, fizemos portas antirruído e forramos as poltronas para conforto do público. Foram cinco meses de reforma e estamos prontos para inaugurar o espaço no próximo dia 13 de fevereiro”, convida.

Previsto para ainda este ano, o Espaço Conforto terá cursos para palhaços e musicalização infantil para crianças e jovens e também um curso voltado para a terceira idade. Um curso exclusivo para palhaças está nos planos da companhia.

Na estreia, dia 13 de fevereiro, estão programados dois espetáculos. Máscara e atestado de vacinação, além de medição de temperatura estão no protocolo. O número de espectadores será menor do que a capacidade do espaço. “Tudo isso para o bem de todos”, avisa Kayê. (GA)

Espaço Cênico Conforto & Cia, Rua Guaicurus, 608, Lapa, Telefone 98161-2274 (Whats), www.confortocia.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA