Vituccio tem pizzas tradicionais e a rotolina é especial

0
1691

Foto: Divulgação/Nanda Ferreira

Divulgação/Nanda Ferreira
Rotolina é uma especialidade da Vituccio

GDLL 292 FEV22

Completando quarenta anos de funcionamento, a Vituccio virou sinônimo de pizza na região. Com a fermentação de longa maturação da massa, a pizza fica mais leve.

Tudo começou em 1982 quando o imigrante Vito Colona abriu a pizzaria. Ele chegou ao Brasil com um ano de idade junto com a família. As pizzas foram criadas pelo napolitano Jaqueson Dichoff que foi sócio da pizzaria e depois se dedicou a prestar consultoria para outras pizzarias. Em 2014, a Vituccio Pizzeria foi comprada pelos amigos e sócios Paulo Faria, e o casal Eduardo “Duda” e Regina Moreno. “Quando assumimos, fizemos algumas melhorias e reformas que a Vituccio precisava. Mas fizemos questão de manter o cardápio e o bom atendimento”, lembra Paulo. Uma nota triste é que no início da pandemia de Covid-19, em 2020, Duda foi uma das vítimas fatais.

Pizza napolitana (Divulgação)
Pizza napolitana (Divulgação)
A relação dos moradores da Vila Ipojuca e região com a pizzaria tem um significado especial que Paulo faz questão de destacar. “Muitas famílias comemoram aniversários e outros eventos aqui na Vituccio. Muitos deles se tornaram nossos amigos e de tão conhecidos que os garçons sabem do que eles gostam”, diz.

As pizzas da Vituccio que saem do potente forno à lenha que chega a 450 graus têm alguns ‘segredos’. “Nossa pizza é tipo napolitana, onde o molho de tomate, feito aqui na casa é um ingrediente importante, assim como o azeite e a massa tem a borda mais grossa, tipo pão. Só usamos farinha italiana tipo 00, mais leve e pura, e trabalhamos com os melhores fornecedores”, diz o empresário.

Para dar conta dos pedidos, Paulo cita a equipe de pizzaiolos formada por Carlinhos, Pedro e Ismael e do trio de garçons da casa, Tota, Carlão e Zezinho que atendem quatorze mesas cobertas com toalha xadrez branco e vermelho.

Durante a pandemia, a Vituccio conseguiu se manter em atividade graças ao delivery. “Foi o que nos segurou graças a experiência que acumulamos nesses anos todos”, comemora e avisa que a pizzaria agora conta com aplicativo próprio para Android o que facilita os pedidos para entrega. “Atendemos os pedidos para entregar nossas pizzas em um raio de 2 km e temos equipe própria de entregadores além de atender pelo aplicativo da plataforma Ifood”.

Entre as pizzas mais pedidas da Vituccio estão a margherita originale (molho de tomate, parmesão, azeite, muçarela de búfala e manjericão), a de muçarela, a portuguesa, calabresa, a de presunto parma e rúcula. E principalmente a rotolina, uma pizza recheada e enrolada como um rocambole “como é feita em Napoli”, e assada no forno à lenha e é uma das mais populares e desejadas aqui na pizzaria da Ipojuca. “Têm clientes que só pedem ela, que podem ter recheio de abobrinhas, abobrinhas com anchovas, calabresa, escarola e funghi ou só de funghi”, diz Paulo.

Tiramissu (Divulgação)
Tiramissu (Divulgação)
As pizzas da Vituccio são apresentadas em dois tamanhos: a brotinho com quatro fatias e até dois sabores e a grande com oito fatias e pode receber até três sabores a escolha do cliente. As rotolinas são servidas em oito rodelas e só podem ter um recheio. Também têm sobremesas como o tiramisú e a musse de chocolate belga. (GA)

Vituccio Pizzeria – Rua Tonelero, 609, Vila Ipojuca, Telefone 3864-3305, www.vituccio.com, @vitucciopizzeria

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA