Casarão Brasil acolhe comunidade LGBTQI

0
9490

Foto: Divulgação

Divulgação
Casarão Brasil focado na inclusão e acolhimento

Organização apartidária e voltada a atender o público LGBTQI em várias questões, o Casarão Brasil, Organização da Sociedade Civil com Interesse Público (OSCIP) e desenvolve esse trabalho desde agosto de 2020.

Entre várias atribuições, o Casarão Brasil, tem por prioridade atuar em prol da comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais que buscam inclusão social, econômica, educacional e a construção da cidadania para todos.

Todos os cursos e atendimentos que o Casarão Brasil faz são gratuitos. Rogério de Oliveira, administrador e presidente do CB fala sobre o dia a dia. “Diariamente, acolhemos pessoas que precisam de atendimento psicológico, distribuição de cestas básicas, orientação sobre retificação de nome e regularização de documentação. Todo o processo é feito por nossa equipe técnica e qualificada”. Rogério viveu na pele o preconceito pela opção sexual. “Fui vítima de violência e em uma delas, quase fui assassinado”.

Rogério, presidente do Casarão Brasil (Divulgação)
Rogério, presidente do Casarão Brasil (Divulgação)
Para manter o atendimento do Casarão Brasil, a OSCIP, participa de editais e licitações públicas, e conta com o apoio de órgãos públicos, políticos que têm simpatia pela causa LBGTQI como a deputada Patrícia Bezerra, Adalberto Freitas, Erika Hilton e Soninha Francine, do Consulado da Holanda e da comunidade. “São pessoas que apoiam nosso trabalho e sempre podemos contar com elas”, informa Ricardo.

Aqui o funciona a Cozinha pela Vida, formada por mulheres periféricas que cozinham para pessoas LGBTQI com vulnerabilidade social. O projeto gera renda e produtos locais. As 30 cozinheiras e auxiliares produzem 300 refeições diárias que são distribuídas para moradores de rua.

Fora o atendimento feito, há uma série de cursos profissionalizantes por aqui. Culinária, panificação e fabricação de bolos, velas perfumadas, de produtos de época como Páscoa e Natal. Neste semestre teve início o curso de perucas, “item fundamental para as travestis e para os LGBTQI que estão fazendo tratamento contra o câncer. Os cabelos e as máquinas de costura foram doados pelo Fundo Social”

Ricardo destaca o Ateliê Transex para mulheres transexuais e travestis com oficinas de artes plásticas, de figurino e de maquiagem ministrado voluntariamente pela Cassiana, profissional que trabalhou por anos no Projac da Rede Globo, que qualifica as profissionais para atuar na área. Ioga e informática também têm como professores, voluntários, assim como o de técnicas de vendas e administração financeira, ministrado pela trans Amanda da Paz, da Vila Cachoeirinha, “ela é uma referência para as micro empreendedoras e multiplicadora de negócios”, explica.

Alegria na Queer Messe em julho (Divulgação)
Alegria na Queer Messe em julho (Divulgação)
O Casarão Brasil também é diversão e descontração. No início de julho, aconteceu a “Queer Messe” com distribuição gratuita de 250 cachorros-quentes e 300 canjicas, maçã do amor, bolos, produzidas na cozinha e também por doação da comunidade. Como boa festa julina, teve correio elegante e outras brincadeiras típicas.

90% dos funcionários da OSCIP é composto por pessoas LGBTQI. (GA)

Casarão Brasil – Centro de Cidadania LGBTQI Claudia Wonder Oeste, Avenida Ricardo Medina Filho, 603, Vila Ipojuca, Telefone 3832-7507 e 91009-3910 (Whats), facebook.com/CasaraoBrasil, casaraobrasil.org.br/

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA