Judô: além da arte marcial

0
2435

Foto:

Rodrigo Motta, praticante de judô, recebeu seu 6º dan. Em parceria com Rioti Uchida lançaram livro

Rodrigo Motta, praticante de judô, recebeu seu 6º dan. Em parceria com Rioti Uchida lançaram um livro.

O judô é uma arte marcial criada em 1882, no Japão, por Jigoro Kano, que reuniu as melhores técnicas de defesa com os valores éticos dos samurais e resultou no judô. Calcado em três princípios de valores: seiryoku zeny’yo (máxima eficiência com o mínimo de esforço); jita kyoei (prosperidade e benefícios mútuos) e ju (suavidade, ou o melhor uso de energia).

O esporte ou arte marcial chegou ao Brasil junto com os primeiros imigrantes japoneses, há mais de um século. Inicialmente, era praticado pelos imigrantes e seus descendentes. Aos poucos foi crescendo entre os brasileiros de todas as origens. Atualmente, o Brasil é um dos maiores e principais centros de judô no mundo. O número de praticantes no Brasil beira a dois milhões, sendo que 200 mil no Estado de São Paulo.

Rodrigo Motta pratica judô desde os anos 1980. “Comecei no Clube Harmonia de Tênis e, quando o clube fechou o departamento, fui treinar com o mestre Chiaki Ishii (bronze em Munique/Alemanha em 1972) que tinha academia na Lapa. Fiquei treinando com ele até quando a academia mudou da Lapa para a Pompeia. A partir daí, continuei meu treino e aperfeiçoamento com o sensei Rioti Uchida (7º dan), na Associação de Judô Alto da Lapa, onde, além de treinar, sou professor”, resume. Competindo na categoria Masters, Rodrigo se mantém em atividade e disputando títulos tanto no Brasil como em competições no exterior.

Formado em administração pública e pós-graduado em administração com ênfase em marketing e filosofia, Rodrigo atualmente é diretor comercial da empresa Sucos do Bem. É autor de vários livros sobre marketing, varejo e esportes. O livro Uruwashi – O Espírito do Judô – a história, os valores, os princípios e as técnicas da arte marcial (selo Generale, da Editora Évora) foi escrito em parceria com o sensei Rioti Uchida, um dos poucos judocas do mundo que têm sua graduação reconhecida simultaneamente pela Federação Paulista de Judô (FPJ) e pelo Kodokan Judo Institute (KJI), entidade criada em 1882 pelo fundador do esporte.

A obra escrita por Rodrigo e Rioti terá três volumes. Eles apresentam a arte marcial milenar, sua história e a cultura da prática. “Neste primeiro volume, além da gênese histórica do judô (Caminho Suave) e seu alicerce filosófico, o leitor encontra, do ponto de vista técnico, os movimentos básicos do judoca dentro do tatame, bem como as saudações, as etiquetas, os cinco grupos básicos de golpes de projeção (gokyo), as sequências de técnicas e o primeiro dos sete kata. Por essa introdução, acreditamos que seja possível ter uma ideia do universo de conhecimento que este e os próximos volumes apresentarão a respeito dessa arte marcial”, diz Rodrigo.

Para escrever os livros, Rodrigo se dedicou desde 2008 a reunir as informações. Ele afirma que “não existe um livro tão abrangente e completo como o Uruwashi – O Espírito do Judô. Logo que o livro foi lançado, ele enviou um exemplar para o KJI, que foi bem recebido. Um outro ponto que destaca são as fotos. “Tiramos mais de 5 mil e serão publicadas 1,2 mil. Espero que o livro sirva de referência para professores, alunos e leigos que buscam conhecimento sobre o esporte”, informa.

No judô, Rodrigo ganhou campeonatos pan-americanos, é tetracampeão sul-americano e tetracampeão brasileiro. Para ele, “o judô é um esporte milenar que, além de fortalecer o físico, é uma excelente ferramenta pedagógica e para a formação”. E ressalta que é uma arte marcial que pode ser praticada por toda a vida. Ele mesmo é um exemplo. Depois de uma séria lesão e passar por 11 cirurgias no joelho, os médicos informaram que ele não poderia mais praticar judô. Com persistência e treino, provou a premissa do judoca “de que vencer não é jamais cair, mas sempre se levantar”. Os próximos volumes serão lançados no decorrer de 2015 e 2016.

O judô brasileiro já conquistou 19 medalhas olímpicas. Para as próximas Olimpíadas, no Rio de Janeiro, em 2016, Rodrigo está confiante no judô brasileiro. “A equipe brasileira está treinando muito bem e espero por mais medalhas!”

Associação de Judô Alto da Lapa
Rua Bergamota, 101, Alto da Lapa
Telefone 95930-7415
rodrigo-motta@uol.com.br
www.judoaltodalapa.com.br
www.facebook.com/Uruwashi-O-Espírito-do-Judô

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA