O peixe da Páscoa

0
1264

Foto:

Parte da história da Lapa

Mais um período festivo está chegando e, com ele, o comércio se prepara para oferecer ao consumidor produtos típicos da época. O Guia Daqui foi buscar para a edição de abril algumas dicas de compras para inspirar o leitor nessa Páscoa.
A reportagem visitou o Mercado Municipal da Lapa, um dos mais tradicionais e bem localizados da cidade de São Paulo, cuja oferta de produtos específicos para a ocasião o leitor encontra em diversos boxes disponíveis com produtos de primeira qualidade, de origens nacionais e importadas. Com 4.840 m2 de área construída, o entreposto foi inaugurado em 1954 com 40 pontos comerciais.
Com a intenção de fazer diferente, o Guia Daqui foi buscar dicas que fujam do convencional de toda Páscoa, e fomos conversar com Silvio Yoiti Katsuragi, responsável pelo Boxe 111, inaugurado pelo pai de Silvio no ano de 1958. No dia da entrevista, a banca dispunha de mais de 90 tipos de pescados para comercialização. Na Sexta-Feira Santa, o mercado funciona das 8 às 13 horas.
Na opinião do empresário, o importante é não errar, e para evitar isso aconselha a “não inventar” ou fazer um prato que nunca tenha feito antes. “Para a festa o melhor é não experimentar um prato novo e optar por aquela iguaria que a família já conhece e aprova”, diz, usando da autoridade de quem conhece muito bem uma cozinha.
Outra dica é saber que existem peixes especiais para assar, peixes bons para a fritura e aqueles que combinam com molhos. De acordo com as suas palavras, os paulistas consomem mais a merluza, a pescada, o cação, a corvina e a tainha. Nos últimos tempos, o salmão também foi inserido com relevância no mercado paulista.
Os melhores temperos, ressalta, são os produtos básicos da cozinha: azeite, alho, cebola e tomate e o uso do limão cai bem nos peixes de água doce por serem mais gordurosos, explica. Além disso, reforça, uma reportagem num programa dominical falou sobre as propriedades da sardinha e muita gente procurou pelo produto. “É saborosa, nutritiva, foi o primeiro produto a ser enlatado e Napoleão servia para a sua tropa pelo teor protéico”, ensina. “E nós temos a sardinha escabeche, vendida inteira a 5 reais”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA