Uma experiência|contagiante

0
2339

Foto:

Jogo interativo sobre epidemias

Depois de passar pelo Rio de Janeiro, em 2009, chega à Estação Ciência a exposição francesa Epidemik. Aberta no início de julho, fica em cartaz até 26 de setembro. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Sanofi-Aventis e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). É uma co-realização da Estação Ciência, do Instituo Butantan e tem apoio das secretarias Municipal e Estadual da Saúde.
Considerada uma das mais originais exposições culturais já realizadas sobre tema das epidemias no mundo, Epidemik foi originalmente criada pelo Museu La Cité des sciences et de l’industrie/Universcience, de La Villette, em Paris, um dos mais importantes museus de ciências do mundo.
A mostra é dividida em dois blocos: o primeiro faz uma retrospectiva histórica das grandes epidemias mundiais, sob o olhar e o testemunho de pessoas de várias partes do mundo. Um imenso mapa-múndi aborda a história milenar dos homens e das epidemias, como a gripe espanhola de 1918. A mostra brasileira inclui depoimentos locais, selecionados pela Fundação Oswaldo Cruz e pelo Instituto Butantan.
A segunda parte da exposição e que revela toda a originalidade e tecnologia da exposição é o grande videogame coletivo, montado em um grande tabuleiro eletrônico com 165 m2, no qual cerca de 40 jogadores, simultaneamente, simulam e enfrentam situações de crise epidêmica de forma colaborativa.
O videogame simula diferentes cenários de epidemia, conhecidos ou fictícios: atentado bioterrorista de peste pulmonar em Nova Iorque, Aids em Paris, Moscou e Rio de Janeiro e malária em Bamako, na África. O jogo sobre a epidemia de dengue no Rio de Janeiro foi especialmente desenvolvido para o Brasil.
Cada jogador, ao pisar no tabuleiro ganha uma aura individual projetada no solo, que o acompanha e vai indicando seu estado de saúde em função das atitudes preventivas que assume ou de providências que toma para se tratar, sempre orientado pela tela gigante de 11m de largura. Monitores auxiliam os participantes durante o jogo, que também e acessível a cadeirantes.
De terça a sexta, das 8 às 18h, sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h. R$ 4,00 (inteira). No 1º sábado e 3º domingo do mês, é grátis.

 

Epidemik
Estação Ciência – USP
Rua Guaicurus, 1.394, Lapa
Telefone 3672-5364
www.epidemik.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA