Cultura itinerante

0
1795

Foto:

Sede do Pia Fraus e Buzum

Tradicional companhia de teatro de bonecos criou um novo grupo, que roda o Brasil contando histórias.

Toda a história do Grupo Pia Fraus, nascido na rua Catão, saiu da imaginação e da vontade de Beto Andretta, fundador, diretor artístico e gestor da Companhia. “Há 30 anos, me encantei pelo teatro de bonecos, fiz um curso no Teatro Vento Forte, saí em turnê com um primo pela América Latina e, após algumas idas e vindas dentro e fora de São Paulo, conheci o Beto Lima (artista plástico e cenógrafo, falecido em 2005), meu ex-sócio e criador dos bonecos da companhia”, conta.

O ator Domingos Montagner, que integrou o Pia Fraus durante 11 anos e hoje faz parte do elenco da novela Sete Vidas, foi quem escolheu o nome do grupo. Pia Fraus vem do latim e pode ser traduzido como “uma mentira contada com boas intenções”.
A primeira viagem internacional do grupo aconteceu em 1989 e foi para Nova Deli, na Índia. Hoje, com seus 30 anos de existência já produziu 22 espetáculos, apresentando-se em 21 países nos principais festivais nacionais e internacionais de teatro. O grupo possui em seu repertório ativo seis espetáculos: Filhotes da Amazônia, Bichos do Brasil, As Aventuras de Bambolina, 100 Shakespeare, Bichos do Brasil e Gigantes do Ar. Em março último reestrearam seu primeiro espetáculo, O Vaqueiro e o Bicho Frouxo, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

Já o Buzum foi gerado a partir da Lei de Fomento ao Teatro. “Das 24 edições, ganhamos cinco vezes, uma delas com o projeto do Buzum, criado para solucionar a dificuldade que os estudantes de escolas têm de ir ao teatro.” O Buzum é um teatro sobre rodas, equipado com ar condicionado, luzes, cortinas vermelhas e tudo o que uma sala de teatro convencional tem. Com cinco anos de existência, o grupo já soma sete peças em repertório, 520 escolas atendidas num total de mais de 150 mil quilômetros rodados em 200 cidades do país. Gerido à parte do Pia Fraus, divide com ele suas sedes no mesmo espaço físico da rua Coriolano, projetado para, em breve, atender grupos de crianças e pessoas da comunidade e interessados no mundo lúdico dos bonecos.

Desde o dia 7 de março é possível assistir aos espetáculos do Buzum em diferentes locais do país, inclusive na Praça Cornélia (confira as datas e horários no site do grupo). Os espetáculos da Lapa abriram oficialmente a agenda do ano do projeto, que irá atender, em 2015, mais de 90 cidades, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Jundiaí e Curitiba (no Festival de Curitiba), em mais de 250 apresentações.

Sede do Pia Fraus e Buzum
Rua Coriolano 624, Vila Romana
Telefone 3864-3327
www.piafraus.com.br
www.buzum.com.br 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA