Unidos pela inclusão

0
1247

O Projeto Apia – Atividades e Projetos de Inclusão pela Arte é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), sem fins lucrativos, que utiliza as artes plásticas, especialmente a cerâmica, como instrumento de inclusão, através de projetos sociais e de criação, favorecendo o resgate cultural, a geração de renda e o exercício da cidadania.
Tudo começou quando a educadora Maria Inês Dell Tedesco Grell, presidente do Apia, decidiu que iria aprender a arte em cerâmica para ajudar seu filho, Paulo Eduardo Grell, hoje com 22 anos de idade. Paulo começou a lidar com cerâmica aos 11 anos e este contato com a arte contribuiu para a recuperação de suas dificuldades motoras e intelectuais, assumindo um papel importante na formação da sua personalidade: a cerâmica se tornou um veículo de comunicação entre ele e a sociedade. “A cerâmica veio como um trabalho alternativo. Quando o Paulo cresceu, achamos que era hora dele ter uma oportunidade de trabalho. Montamos um ateliê pequeno, uma proposta simples de trabalho”, conta Maria Inês.
Mas, o que era “simples” se tornou um belo trabalho de inclusão social. Bem instalado em uma casa na Lapa, o Projeto Apia oferece cursos e oficinas semestrais gratuitas para jovens e adultos com deficiência ou em situação de risco social, chamado “Diversidade com Arte”. São cursos de arte-cerâmica, com técnicas de modelagem, história da arte e da cerâmica, visitas a espaços culturais e atividades visando a formação cidadã e a integração do grupo. Desde março de 2005, já foram realizados três módulos com a participação de 30 jovens e adultos e os resultados do trabalho são visíveis na formação de cada um deles, ou seja, no desenvolvimento de habilidades artísticas, aprimoramento das capacidades de criação, organização e comunicação; há resultados também na vida profissional, já que novas perspectivas são delineadas e há possibilidade de retorno financeiro. Sem falar no equilíbrio emocional destes jovens e adultos, que tem sua auto-estima elevada.
“O que aprendi e sempre vivi com o Paulo é a necessidade de valorizar a diversidade. A idéia não é fazer um grupo só de deficientes, mas de quem quer aprender um trabalho com cerâmica. Ampliei o projeto para o pessoal de baixa renda porque isso favorece a inclusão”, observa ela.
O Projeto Apia também oferece cursos de Mandalas e Móbiles em Cerâmica, Modelagem, Bijuterias em Cerâmica e Macramé, Oficinas de Arte para Crianças e Oficina de Incentivo à Leitura. No terceiro sábado de cada mês realiza um Sarau Literário e Artístico e Contação de Histórias, a partir das 15h, além de Acompanhamento Escolar gratuito, às sextas-feiras. No dia 7 de outubro, haverá um Workshop de Raku.
Colabore com o Projeto Apia tornando-se um mantenedor. Mais informações sobre horários e valores do curso podem ser obtidos pelo telefone ou por email.

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA