Com a bola no pé

0
1287

Ser um grande craque do futebol, dominar a bola como um Ronaldinho, ter seu nome aclamado no mundo inteiro é o sonho de muitos meninos. Esta vontade fica mais evidente em época de Copa do Mundo, onde todas as atenções estão voltadas para a Seleção Brasileira de Futebol. E por que não alimentar este sonho colocando seu filho numa escolinha de futebol? Na Lapa há várias opções.
Uma delas é a escolinha de futebol do Sesi Vila Leopoldina. “Um dos principais objetivos da escolinha do Sesi é a socialização e a integração dos meninos. Procuramos desenvolver o respeito mútuo por meio do esporte, fazendo com que eles conheçam seus limites e vejam o esporte não como forma de competição, mas como integração e crescimento da parte física e intelectual”, diz o professor de educação física, Antônio Carlos Salim. Segundo ele, além da parte teórica, durante as aulas os alunos aprendem as técnicas futebolísticas e também trabalham a coordenação motora de uma forma lúdica. “Além disso, os grupos são separados por faixas etárias, de 7 a 9 anos, de 10 a 12 anos e de 13 a 15 anos. Também visamos a segurança das crianças”, observa.
Na Associação Cristã de Moços (ACM-Lapa) o ensino do futebol também é bastante procurado pelos associados. Segundo o professor de educação física, Márcio Nery, responsável pela divisão de crianças da ACM-Lapa, não só a performance dos futuros jogadores é trabalhada, mas também a educação. “Utilizamos o esporte como um meio para se ter melhor qualidade de vida. Começamos com o aquecimento, ensinamos a técnica e aprimoramos a prática”, diz. Os campeonatos da ACM são uma forma de educação para a vivência do esporte em competição e há várias categorias, também de acordo com a faixa etária.
Outra escolinha de futebol na região é coordenada pelo ex-jogador de futebol, Eronides de Souza, conhecido como Piau, e fica no Centro Esportivo Edson Arantes do Nascimento – Pelezão. “O objetivo das aulas de futebol é a inclusão social. Esse trabalho se manifesta até mesmo na maneira em que posicionamos os meninos em campo. Eles aprendem a respeitar os colegas e a serem mais educados”, diz Piau.
Meninos de várias partes da Lapa e região participam da escolinha. Eles vêm de favelas, da City Lapa e até mesmo de Osasco. A escolinha de futebol é fruto de uma parceria entre a Cooperativa Cooperesporte e a Prefeitura de São Paulo. “Somos cerca de 80 ex-jogadores trabalhando neste projeto e a maioria dá aulas em favelas”, explica o professor. Para participar basta ter entre 8 e 14 anos e fazer a inscrição. As aulas são gratuitas.
Para participar de qualquer escolinha é imprescindível que a criança esteja estudando. Escolha aquela que melhor se adapta as necessidades e aos sonhos de seu filho, quem sabe um futuro craque do futebol brasileiro.

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA