Companhia Melhoramentos, uma parceria com a região

0
2349

Foto: Tiago Gonçalves

Tiago Gonçalves
Alfried Karl Plöger, conselheiro da Cia. Melhoramentos

Desde 1948, a Cia Melhoramentos tem uma intensa relação com a Vila Romana. Agora, os laços se estreitam mais com a inauguração da Casa Melhoramentos.

Para falar sobre o significado da Cia Melhoramentos com a região e a comunidade, entrevistamos o conselheiro da empresa Alfried Karl Plöger. Funcionário da empresa desde 1969 onde ele entrou como assistente de diretoria financeira. Nos anos subsequentes, assumiu vários cargos e diretorias importantes da empresa. De 1984 a 2002 ocupou a presidência do conselho de administração da companhia e posteriormente de outras empresas do grupo.

Melhoramentos - Alfried K (12)Com um extenso currículo profissional, o profissional esteve à frente de várias associações como a Abrasca (Associação Brasileira das Companhias Abertas), Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e participa da Associação Comercial de São Paulo, e de diretorias como a Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), entre outros cargos e funções.

Alemão de nascimento, Alfried chegou ao Brasil com 9 anos de idade junto com a família e se naturalizou em 1980. Morador do Alto da Lapa, sempre se dedicou a prestar serviço à fundações e sociedades beneméritas como o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Fundação Visconde de Porto Seguro, por 23 anos e onde estudou. E também atua como conselheiro do Itaci (Instituto de Tratamento do Câncer Infantil).

Melhoramentos - Alfried K (19)A mudança dos escritórios da Cia. Melhoramentos da Rua Líbero Badaró para a Rua Tito, em agosto de 1948, “foi estratégica para ficarmos mais próximos da gráfica e das fazendas da empresa em Caieiras e Bragança Paulista e Camanducaia”, lembra o conselheiro. “Quando a empresa chegou na Vila Romana era um bairro com ruas de terra”.

A empresa teve uma grande participação no desenvolvimento da cidade. A Editora Melhoramentos é uma referência no mercado editorial com milhares de títulos publicados. Entre eles, publicou a primeira edição colorida do clássico “O Patinho Feio”, de  Hans Christian Andersen.

Melhoramentos-fachada-GA (3)Com a inauguração da Casa Melhoramentos, a empresa quer estreitar ainda mais o relacionamento com a Vila Romana e a vizinhança. “O retrofit que o prédio sede da Melhoramentos foi feito em um ano. A obra obedeceu a legislação e as exigências do Conpresp – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da cidade de São Paulo. A fachada foi preservada e até descobrimos a cor original do prédio. Internamente todo o espaço foi modernizado. Durante a reforma, ocupamos um prédio comercial na Lapa, bem próximo da nossa sede”.

Melhoramento09-DL-TGA exposição ‘Melhoramentos 128 Anos’, que ocupa o piso térreo reúne muito da história da empresa. Por um curto período de tempo, a Cia. Melhoramentos também foi a “Casa da Moeda de São Paulo”. Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, todo o dinheiro que circulou no Estado de São Paulo foi impresso na gráfica da Melhoramentos. “Nossa intenção foi abrir a empresa Melhoramentos para toda a comunidade da região e de toda a cidade”, lembra Alfried.

Melhoramento01-DL-TGA outra exposição que a Casa Melhoramentos inaugurou é a “Os Planetas do Ziraldo”, que fica no terceiro andar do prédio e foca nos livros que o artista mineiro escreveu e ilustrou e foi publicado pela Melhoramentos desde 1980. Flicts é um dos livros de maior tiragem entre os 162 títulos que Ziraldo publicou pela Melhoramentos.

A Casa Melhoramentos além do lado cultural também se transformou em um espaço disponível para locação de espaços para eventos em geral, com sala para realização de palestras, cursos, seminários, exposições e confraternizações. Um amplo estacionamento também faz parte da estrutura.

Sobre o bairro, Alfried, tem opinião formada. “O pessoal é unido e preserva sua história”. Ele dá um exemplo. “Quando tiramos o relógio da fachada do prédio para ser restaurado na Itália, houve uma gritaria geral e muitas reclamações. Mas ele voltará para o mesmo lugar quando voltar”, garante. (GA)

Casa Melhoramentos, Rua Tito, 479, Vila Romana, Telefone 3874-0600, www.melhoramentos.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA