Elo sustentável

0
2096

OSCIP tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância
do meio ambiente.

Com cinco anos completos em agosto, a 341 Associação Caminho Suave Sócio Ambiental é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que atua com projetos próprios e de terceiros. Com foco em sustentabilidade, ela desenvolve, executa e promove projetos, programas, ações e serviços que se encaixam nesse conceito e funciona como um elo de ligação principalmente entre empresas, cidadãos e cooperativas de reciclagem.

Gerida por Denise Proença, Valéria Quaglio (respectivamente presidente e vice-presidente) e Ana Hashimoto (conselheira), empresárias de diferentes setores, a 341 tem uma equipe enxuta e atua em diferentes locais do país. “A associação não tem fins lucrativos e, além dos projetos que desenvolve, tem um olhar muito voltado para o social e para a educação ambiental. Atuamos com oficinas que preservam e resgatam a autoestima e temos todo um trabalho de pertencimento e de inclusão”, diz Denise. Ela destaca que no Brasil não existe uma cultura ambiental e que o grande desafio da associação é chamar a atenção das pessoas sobre a problemática do meio ambiente, visando sensibilizá-las a agir em prol de um bem comum.

Entre os projetos realizados pela 341 estão: a Brinquedoteca Ambiental, Boas Práticas, Mulheres Extraordinárias, Roda Sustentável, Pipoca Sustentável (voltados para creches, entre elas a Nossa Turma, da Ceagesp), Saber para Crescer, Separar para Preservar, Transformar é Inovar, Mulheres Recicladas e no Programa de Coleta de Vidro. No bairro, a associação atuou na transformação de uma passagem de pedestres localizada entre as ruas Constantino Fraga e Dr. Avelino Chaves, na Vila Hamburguesa. Ela estava degradada e foi revitalizada graças à intervenção da entidade e a ajuda dos moradores do local. A “Viela Sustentável”, como foi batizada após a ação, passou a ser um local de eventos pontuais organizados pela 341.

O Programa de Coleta de Vidro, que hoje é um dos maiores projetos da associação em termos de localidades, foi idealizado pela Diageo, empresa do segmento de bebidas alcoólicas, e está sendo gerido pela 341. O objetivo é fazer com que o vidro já utilizado volte ao ciclo produtivo na indústria, com a ajuda do consumidor e do comerciante, independente do poder público. Nesse projeto, a 341 capacita diversos públicos, como os catadores de cooperativas .

Quem quiser conhecer mais a 341, pode acessar seu site ou enviar um e-mail. (ND)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA