Eletroeletrônicos reciclados

0
2181

Projeto piloto iniciado este ano na Lapa visa chamar a atenção para
a destinação adequada do lixo eletroeletrônico.

O volume de resíduos de equipamento elétricos e eletrônicos (REEE) gerados em nosso país é muito grande. Para se ter uma mínima ideia do problema, somente na cidade de São Paulo, em 2014, esse volume foi estimado em 70 mil toneladas. Desse total, apenas 2% são coletados e tratados adequadamente, o restante vai para o lixo comum e acaba provocando a contaminação da água e do solo com metais e substâncias tóxicas, como chumbo, mercúrio, etc.

Por tudo isso, o descarte ON tem grande importância no sentido de conscientizar a população sobre a importância do tratamento adequado para esse tipo de lixo. Ele é um projeto piloto no âmbito do Projeto JICA de logística reversa de resíduos eletroeletrônicos no Brasil, que teve início em abril desse ano, e que foi apresentado ao bairro num evento que aconteceu dias 5 e 11 de junho, no Tendal da Lapa. De acordo com Sérgio Morioka, coordenador do descarte ON, “este Projeto JICA, conduzido de 2014 a 2017, tem a participação dos governos japonês e brasileiro, reunindo a JICA (Japan International Cooperation Agency), o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior); o MMA (Ministério do Meio Ambiente); a Prefeitura de São Paulo – por meio da Secretaria de Serviços e da AMLURB (autoridade municipal de limpeza urbana); e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).”

O evento do Tendal aconteceu para dar prosseguimento à divulgação do projeto piloto. “O bairro da Lapa é um centro comercial bastante movimentado, o que atrai muitos compradores; agrega todas as camadas sociais; e já foi alvo de projetos de sustentabilidade, como o Projeto Consumo Sustentável e Ação em Resíduos Sólidos”, explica Sérgio.

No período de execução do projeto descarte ON (até 31/10), a população poderá participar, levando eletroeletrônicos inservíveis para as caixas de coleta localizadas nas 10 lojas participantes do projeto na região da subprefeitura da Lapa (Extra, Ponto Frio, Walmart, Pernambucanas, Lojas Americanas e Casas Bahia) – os endereços das lojas estão no http://www.descarteon.jica.eco.br/como-descartar.html#coleta-lojas -, ou adquirindo TVs, geladeiras/freezers, fogões, máquinas de lavar/secadoras e aparelhos de ar-condicionado nestas lojas, que em contrapartida, coletarão o mesmo tipo de eletroeletrônico descartado, mediante o pagamento de R$ 10,00 por unidade. (ND)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA