Condomínios: a solução vem de fora

0
2437

Quem mora em condomínio sabe da importância do síndico no funcionamento desse tipo de moradia. Ele é o responsável pelo bom andamento e pela saudável convivência entre moradores e funcionários.

O síndico geralmente é eleito entre os moradores de um condomínio. Mas quando isso não é possível, por vários motivos, entre eles a falta de candidatos para desempenhar essa função, a solução pode vir de fora, através da contratação de um síndico profissional.

Segundo Ailton Soares Mathias, fundador da Mathias Administração de Bens e Condomínios, com mais de 40 anos de atuação no segmento, “ainda são poucos os condomínios que recorrem ao síndico profissional”. A sua empresa administra cerca de 90 condomínios na região da Lapa e Pompeia e também assessora seus clientes na compra e venda de imóveis e conta com uma equipe de funcionários experientes.

Entre as vantagens que Ailton aponta para a escolha de um síndico profissional, “é que ele, não sendo morador, tem isenção e pode aplicar com maior liberdade e facilidade a convenção do condomínio, incluindo multas previstas na convenção. Mas é sempre recomendável que ele converse e explique o motivo”.

Quando solicitada, a Mathias Administradora pode indicar um profissional experiente e capacitado para assumir a função. “Ele, o síndico profissional, precisa ser eleito em Assembleia Geral pela maioria dos moradores com direito a voto”, explica Ailton. “O contrato do condomínio com o síndico profissional tem a duração de dois anos com possibilidade de renovação”, complementa.

Mathias Adm Imóveis 02-DL-MAI-TG
(foto/Tiago Gonçalves)

Entre as qualidades que um síndico profissional precisa ter é ser um bom mediador de conflitos, além do conhecimento das leis e exigências de um condomínio. “Outra qualidade é saber ouvir o morador e os funcionários. E quando não puder atender às expectativas, precisa explicar a razão”, diz Ailton.

O dinheiro é o assunto mais sensível para quem mora em condomínio, lembra Ailton. “Saber administrar e planejar as necessidades do condomínio, bem como o dinheiro do condomínio e ser um bom gestor – tanto administrativo como no relacionamento entre moradores e funcionários – é o que todo morador espera de seu síndico, seja ele profissional ou não”.

Ailton lembra que o síndico precisa “saber planejar e executar as prioridades estabelecidas pelos moradores do condomínio”. E com a participação dos moradores e da equipe de funcionários, o trabalho do síndico fica mais fácil.

Mathias Adm. de Bens e Condomínios Ltda. R. Roma, 620, 3º andar, conj. 31-37ª, Lapa, telefone 3670-0060 e 3862-6444, www.mathias-adm.com.br

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA