Bodas de ouro

0
1754

Foto:

Cristina (de rosa) e equipe: ACM comemora os 50 anos na Lapa com muita festa e atividades

ACM-Lapa celebra os 50 anos de união com a comunidade que ajudou a torná-la referência na região.

Tudo começou numa pequena casa na rua João Pereira. A comunidade adotou a ideia de ter um espaço para a realização de festas e atividades físicas. Ganhou uma unidade da Associação Cristã de Moços (ACM), tradução para Young Men’s Christian Association (YMCA), que hoje está instalada num espaço bem maior e oferece aos 4.700 associados muito mais que o desejado inicialmente. “Voluntários lapeanos ajudaram na ampliação”, enfatiza a secretária executiva, Cristina Neglia. Lá se vão 50 anos, mais especificamente, dia 12 de setembro de 1963.

A referência nas atividades esportivas permanece. Uma ampla grade de programação oferece tudo o que envolve educação física de forma padrão para os públicos infantil e adulto. “As atividades são criadas e desenvolvidas de forma padronizada por profissionais da ACM-SP, com nomenclatura própria”, diz Cristina. O Y Wellness, por exemplo, engloba ioga e pilates. O Y Fitness abrange Y Running e Y Cycling, entre outros. Vale lembrar que três modalidades do esporte foram criadas na ACM: o basquete e o vôlei nos EUA e o futebol de salão no Uruguai.

Mantido com 20% do que é pago pelos associados, o trabalho social também é destaque da entidade. “Temos ainda o projeto Mão Amiga: uma pessoa pode adotar uma criança durante um ano, sem que tenha de conhecê-la, para colaborar com a sua manutenção”, informa Cristina. De segunda a sexta, 120 crianças, entre 6 e 14 anos, frequentam o Centro de Desenvolvimento Comunitário, em turnos inversos ao da escola, para acompanhamento de lição de casa, atividades físicas e culturais. No Caminho da Criança e do Adolescente, 100 alunos têm como foco, duas vezes na semana, atividade esportiva: natação com esporte de bola para os meninos e natação com dança para as meninas. O SuperVeteranos é direcionado para o grupo da terceira idade, com passeios e programas esportivos, sociais e culturais. Atualmente, 350 pessoas participam do programa. “É o mais procurado, com fila de espera”. E, por fim, o Projeto de Informática, aberto para o público a partir dos 7 anos. O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas em junho e novembro. 

Este ano, tudo o que é realizado na ACM-Lapa é alusivo aos 50 anos desta união entre moradores, associados e voluntários com apoio da Página Editora. O ápice da comemoração será no dia 12 de setembro, com jantar e música tocada pela banda Shine no Espaço Armazém. (SV)

ACM-Lapa
Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 1.100
Telefone 3839-5800
De segunda a sexta, das 6h30 às 22h; sábado, das 8 às 17h, e domingo, das 8 às 14h
www.acmsaopaulo.org

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA