Mais vida na terceira idade

0
1185

Caro leitor, você já deve ter ouvido falar em reumatismo, grupo de doenças caracterizadas pelo quadro de dores crônicas que podem acometer os músculos, articulações ou ossos. A artrose é responsável por 80% dessas doenças, sendo caracterizada pela degeneração da cartilagem com queixa frequente de dor e limitação dos movimentos. É mais comum nas mulheres entre 40 e 50 anos e no período da menopausa, sendo que esta incidência aumenta com a idade. Abaixo dos 40 anos, a frequência é semelhante em ambos os sexos, comprometendo principalmente os joelhos, quadril, mãos e coluna vertebral.
A reportagem foi conversar sobre esse e outros assuntos com o fisioterapeuta Robson Sitta, responsável técnico pela Clínica Sitta, um espaço projetado para imprimir um conceito de academia terapêutica, cujo modelo está voltado para um atendimento abrangente a todo tipo de pessoa, mas com foco cuidadoso para as necessidades do público que chegou à terceira idade, segundo o especialista.
A Clínica de Fisioterapia Sitta oferece a seus clientes um espaço térreo com 150 m2, adaptados conforme as normas de acessibilidade da ABNT. Uma completa aparelhagem de tratamento terapêutico, contemplada com sala de RPG e estudio de Pilates, faz da clínica um centro de reabilitação, prevenção e promoção da saúde.
Com pouco mais de 30 anos, Robson Sitta é especialista em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica pela Santa Casa de São Paulo e pós-graduado em Posturologia. Tem sua experiência pautada pela aplicação de seus conhecimentos aos alunos da Academia Corpo & Saúde, onde futuramente iniciaria sua carreira profissional em consultório próprio. “Muitas pessoas procuram uma academia visando tratar dores crônicas, sem levar em conta suas restrições e particularidades. Essa parceria foi um casamento perfeito para os resultados de sucesso na evolução desses alunos” relata. Robson atuou também em grandes centros de referência, como o Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Em janeiro de 2011, inaugurou sua clínica de fisioterapia visando atender nos mínimos detalhes as necessidades de seus pacientes, com qualidade, comprometimento e competência.
Dicas do especialista: evite o uso de salto alto, faça intervalos entre as atividades consideradas “pesadas” alternando com trabalhos mais leves, realize pequenas pausas entre as tarefas do dia, ao levantar-se da cadeira dê auxílio com os braços, nas escadas utilize sempre o corrimão, sempre carregue os objetos próximos ao corpo, evite atividades de grande impacto articular e controle sempre seu peso corporal sob a prescrição de um profissional.
O comportamento em relação à saúde mudou muito nas últimas décadas e as pessoas estão mais preocupadas em chegar à terceira idade com saúde e qualidade de vida. No bairro, a incidência desse público é grande e usufruir de tratamento e orientação terapêutica confiável é a melhor opção.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA