Acelerando a recuperação

0
1746

Foto:

O fisioterapeuta Thales Ferraz

É comum que atletas sofram algum tipo de lesão. E, a partir daí, vem uma longa e dolorida jornada para a reabilitação. Graças à tecnologia, alguns equipamentos estão sendo extremamente úteis em reduzir o tempo de tratamento. É o caso do Globus, aparelho importado da Itália e que foi trazido à região pelo fisioterapeuta Thales Ferraz, especialista em terapia manual, RPG, fisioterapia esportiva, marketing esportivo e que já trabalhou com Nilton Petrone, da Clínica R9, do Rio de Janeiro, a maior da América Latina, de acordo com ele.
Quem trouxe esse aparelho para o Brasil foi o jogador Ronaldo, quando ele ainda jogava no Internacional de Milão, para a clínica R9, e passava por este tratamento. “É um aparelho de eletro-estimulação. Ele faz a reparação tecidual, acelera a cicatrização de alguma lesão e consegue fortalecer a musculatura”, Thales explica. O aparelho estimula a circulação sanguínea, aumentando o fluxo ao redor da lesão, o que traz uma recuperação mais rápida.
A aplicação do Globus não é exclusivamente para atletas, mas também para quem tenha feito alguma cirurgia ou sofrido alguma lesão, pois com o aparelho é possível fortalecer a musculatura sem sobrecarregar a lesão. Ele pode ser usado em qualquer parte muscular do corpo. E também pode ser usado para a estética, ajudando no fortalecimento da musculatura e na drenagem linfática.
O fisioterapeuta explica que, com o tratamento tradicional, a recuperação para um atleta voltar ao campo, como no caso do jogador Ganso, seria de aproximadamente um ano. Com esse aparelho, o processo diminui para cerca de cinco meses. Os atletas profissionais costumam fazer esse tratamento todos os dias, mas para uma pessoa comum, duas ou três vezes por semana já é suficiente. A sessão dura cerca de uma hora, acompanhada de alongamento e alguns exercícios.
Outra vantagem do aparelho é que o paciente não perde a musculatura. “Uma contração neuro-muscular, feita pelo cérebro, só consegue estimular em torno de 40% a 50% das fibras musculares. Com esse aparelho, ele contrai a musculatura junto com a ação neuromuscular do cérebro. Você consegue ativar em torno de 80% a 90% das fibras musculares. Você tem uma contração muito mais forte e potente”, diz ele.

Pilates da Vila
Rua Manoel Bolto, 149, Vila Leopoldina
Telefone 2367-7888
www.pilatesdavila.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA