Colégio Santo Ivo: educar por ideal

0
3080

Foto: Gerson Azevedo

Gerson Azevedo
Colégio Santo Ivo, fundado em 1967.

Na série de matérias em comemoração aos 20 anos do Guia Daqui Lapa (Romana e Leopoldina) é a vez de destacar o trabalho do Colégio Santo Ivo.

Gerson Azevedo
Os diretores José Carlos e Myrna de Barros Lima Ibrahim

Para entender um pouco da história deste centro de educação localizado no Alto da Lapa, é fundamental falar com seu criador, José Carlos de Barros Lima, diretor do colégio.

Formado em direito pela Faculdade do Largo de São Francisco (USP), o professor José Carlos teve uma carreira de advogado bem sucedida, atuando por décadas na área do direito trabalhista. “Inspirado em meu pai, José Getúlio de Lima, que também foi advogado e educador aqui na zona Oeste, senti necessidade de criar uma escola e dei o nome de Santo Ivo, padroeiro dos advogados”, diz.

A primeira sede do Santo Ivo foi na residência onde o professor e sua família moraram por anos. “Meus pais moravam no Rio de Janeiro e virei inquilino deles”. explica. O colégio foi inaugurado oficialmente em maio de 1967. No início, José Carlos lecionou português e história e tinha uma equipe de professoras.

Divulgação
Salas com toda infraestrutura.

O professor diz que sempre buscou dar o melhor em educação aos seus alunos. Para ele “tudo depende da educação e sempre pedi aos meus professores que dessem os melhores exemplos para os alunos.

Sempre buscando o crescimento, o colégio em 1972, implantou o ensino fundamental e foi incorporando outros espaços, ao lado da sede original. Uma década depois, inaugurou novo prédio com biblioteca, quadras poliesportivas, área de recreação e salas modernas.
Com investimentos constantes em tecnologia, equipamentos e metodologia própria, o colégio hoje é referência em ensino. Conta com duas unidades no bairro, e sede de campo em Botucatu.

Divulgação
Biblioteca

Para o professor ser educador é “ter responsabilidade de formar pessoas com ética e cultura de paz”, e conta com a filha Myrna de Barros Lima Ibrahim, diretora pedagógica do Santo Ivo.

O colégio tem um museu que preserva sua história e um espaço em memória ao Movimento Constitucionalista de 1932, além de ter participação ativa na comunidade.

Colégio Santo Ivo. Rua Duarte da Costa, 1246, Alto da Lapa, Telefone 3837-0566 e 3836-3563, www.santoivo.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA