Guadalupe recebe idosos

0
2239

Foto: Gerson Azevedo

Gerson Azevedo
Movimentação de Natal em dezembro passado

Inaugurado em outubro deste ano, o Centro Dia para Idosos Guadalupe recebe pessoas acima de 60 anos em situação de vulnerabilidade social com programação que envolve arte, nutrição, saúde e outras atividades.

Casa Dia Guadalupe-GA(10)

As atividades que os idosos recebem aqui são coordenadas pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) em parceria com a Associação Reciclázaro. Esta é a terceira unidade na cidade. As duas primeiras funcionam nos bairros da Bom Retiro e no Ipiranga.

O centro funciona de segunda a sexta, das 7 às 19h. A equipe que presta o atendimento é formada por gerontólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, nutricionistas e auxiliares. Tatiane Andrade é a gerente de serviço que comanda a equipe.

“Todas as pessoas que vêm para cá são encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), passam por exame médico onde são avaliadas e diagnosticadas suas necessidades. É obrigatório que o idoso tenha um parente ou responsável para trazer e buscar”, explica Tatiane. Segundo Cleide Leonel Amaro Mendes, supervisora regional da região da Lapa da SMADS, a unidade “recebe pessoas que, muitas vezes, ficavam sozinhas em casa. Aqui elas convivem com outras pessoas da sua faixa etária e têm atendimento personalizado”.

A programação diária começa com um café da manhã, às 8h. Às 10h, um lanche. O almoço é servido à tarde, quando ele volta para sua casa. Para incentivar a convivência com a família, “a idosa janta com a família ou seus cuidadores”, informa Tatiane.

A unidade está adaptada para facilitar a circulação de cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida. Tem um refeitório, salas de consulta, espaço para atividades, além de sala de estar e um solário. Embora só tenha mulheres, o Centro também está preparado para atender à população masculina.

Casa Dia Guadalupe-GA(9)Para estimular as idosas a se exercitar física e mentalmente, há atividades diárias como oficinas de jogos, de artesanato, rodas de leitura, ginástica, aulas de dança, de pintura.

Uma confraternização entre equipe do Centro, idosas e seus familiares aconteceu no dia 12 de dezembro. Na ocasião, houve troca de presentes e uma mesa de comes e bebes. Além disso, houve uma exposição de peças decoradas com mosaicos elaborados pelas senhoras do Centro. Ricardo Martins, o professor da oficina, avaliou o trabalho delas como “muito proveitoso e elas se dedicaram bastante”.

Para conhecer a estrutura e os serviços que oferece, é só agendar uma visita.

 

Centro Dia para Idosos – Guadalupe

Rua Vespasiano, 592, Vila Romana

Telefone 3875-7204

casaguadalupe@reciclazaro.org.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA