Ciências com|arte

0
2247

Projeto montado na Lapa ensina química, física, matemática e biologia através de experimentos e arte.

Não é novidade para ninguém que a metodologia de ensino atual deixa muito a desejar em nosso país. Mesmo assim, as escolas são obrigadas a cumprir a grade de matérias determinada pelo Ministério da Educação. O resultado disso aparece no desinteresse da maioria dos alunos pelas Ciências de modo geral, especificamente pela química e física. O professor Ezio Penso, proprietário da Escola ArtCulAndo, explica que essa crise da educação fica mais evidente no final do Fundamental 1 para o 2 e do nono ano para o Ensino Médio. “Na Educação Infantil temos uma displicência no ensino de Ciências no Fundamental, onde a matéria é tratada de forma muito lúdica e sem o embasamento teórico necessário para gerar a curiosidade e o interesse das crianças. Do quinto ao nono ano existe um intervalo no ensino de física e química, fazendo com que o aluno se interesse ou não por biologia, por exemplo, sem o devido conhecimento das duas outras matérias absolutamente complementares”, revela.

Descontente com essa fragmentação no ensino e com esse lapso de tempo das aulas de Ciências, Ezio, que deu aula de física em escolas e cursinhos desde os 22 anos de idade, criou a ArtCulAndo em Campinas há sete anos e trouxe sua experiência em pesquisas e experimentações para a Lapa no começo de 2013. O professor também foi o responsável por gerenciar projetos como o do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, em Campinas, e o Catavento, em São Paulo, e hoje tem como objetivo ensinar de modo prático crianças e adolescentes que necessitem de reforço em ciências, tanto nas escolas particulares e públicas, através de um curso extracurricular, quanto na própria sede da ArtCulAndo. “Quero mostrar aos alunos com experimentos práticos simples como as Ciências (física, química, biologia e matemática) fazem parte de seu cotidiano e dar a eles instrumentos que os ensinem a resolver as questões propostas nas aulas regulares sem traumas nem dificuldades”, explica.

As artes fazem parte desses experimentos, pois entram na finalização das aulas e também do ano letivo. “Quando explico algo, por exemplo o elemento ar, eu insiro elementos artísticos, para mostrar sua resistência, e peço para que os alunos façam um desenho ou confeccionem um material para expressar o que entenderam. Já no final do ano, tudo o que fizeram vira uma grande peça teatral com apresentação para os pais”, finaliza Ezio. 

A ArtCulAndo (que significa Arte, Cultura e Educando) oferece ainda jogos teatrais, musicalização e ritmo, iniciação à dança e oficina de materiais artísticos. 

ArtCulAndo
Av. Ricardo Medina Filho, 457, Vila Ipojuca
Telefone 2306-6968
www.artculando.com.br
Informações: gisele@artculando.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA