Desconforto auditivo

0
1486

Foto:

Audio Arp

Uma em cada dez pessoas reclama de zumbido no ouvido. Se você é uma delas, fique atenta.

Pesquisas diversas e especialistas da área são unânimes em afirmar que o zumbido  não é uma doença, mas sim um sintoma que afeta uma em cada dez pessoas. De acordo com Carla Tonelini, fonoaudióloga da Audio Arp, “o zumbido pode ser definido como percepção consciente de um som que se origina nos ouvidos ou na cabeça, sem a presença de uma fonte externa geradora desse som. Os pacientes relatam que esse zumbido causa desconforto e, muitas vezes, interfere no seu desempenho profissional, social e nas relações familiares.”

Carla diz que o grau de incômodo varia de pessoa para pessoa. “Diferentes sons podem ser percebidos, os mais relatados são: apito, barulho de cigarra, panela de pressão, chiado e cachoeira”, descreve.

A fonoaudióloga informa que, na maioria das vezes, o zumbido está associado com alterações do sistema auditivo, no entanto, muitos outros fatores podem originá-lo, tais como: desvios de coluna, alterações cardiovasculares, muscular, diabetes, disfunções da articulação da mandíbula, alimentação inadequada, cigarro e estresse.

Para descobrir a causa do zumbido, e antes de seguir qualquer tratamento, a especialista recomenda realizar uma investigação médica detalhada.

Carla acrescenta que a Siemens, parceira da Audio Arp, trouxe para o Brasil o programa de habituação e alívio do zumbido Tinnitus Activities Treatment – TAT, desenvolvido pelo Dr. Richard Tyler, da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos. Ela diz que o objetivo desse programa é melhorar a reação do paciente ao zumbido. “Qualquer pessoa que se incomode com seu zumbido pode ser um candidato ao programa, independente de ter audição normal, algum grau de perda auditiva ou hiperacusia.” 

O tratamento envolve aconselhamento e terapia sonora, que pode demandar somente o uso de aparelhos auditivos, ou o uso de gerador de som, uso combinado e/ou o uso de geradores externos de som que mascaram ou encobrem o zumbido”, explica a fonoaudióloga. 

Audio Arp
Rua Cerro Corá, 550, Alto da Lapa
Telefone 2179-9229
contato@audioarp.com.br

COMPARTILHE
Artigo anteriorTratamento para|os pés
Próximo artigoGestante fashion

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA