Acrílico, o polivalente

0
1479

Foto:

Maurício, da Íkon Acrílicos

Presente em nosso dia a dia, o acrílico além da beleza e praticidade tem uma infinidade de utilização. Ele está presente na decoração por meio de luminárias, móveis e outros objetos decorativos. A indústria também usa o acrílico como para-brisa de barcos e aviões, dispositivos para laboratórios, calhas para automóveis, parasol de caminhões entre outros. Em hospitais, são encontrados nas encubadeiras para recém-nascidos.
O acrílico ou polimetil-metacrilato é um material termoplástico rígido e transparente, e é um dos polímeros (plásticos) mais modernos e com maior qualidade. Além de tudo, é leve, resistente e fácil de ser moldado.
Segundo o Indac, Instituto Nacional Para o Desenvolvimento do Acrílico, entre outras características, o acrílico é 50% mais leve do que o vidro e quando quebra, não estilhaça. Sua transparência nas chapas cristais chega a 92%, independente da espessura. Resiste às intempéries e aos raios ultravioletas do sol. Em ambientes externos a transparência é mantida por pelo menos uma década e requer pouca manutenção. Para limpar basta um pano limpo e macio, um polidor de móveis ou produto específico para plástico ou então ser lavado com sabão neutro.
A Íkon Acrílicos, localizada na Lapa e fundada em 1973, é uma empresa especializada no material. Maurício Arakaki, engenheiro e dono da empresa, atende entre outros clientes, designers que o utilizam em decoração em luminárias e abajures em medidas específicas.
Outro de seus clientes mais habituais, as galerias, empresas de molduras e colecionadores de arte também buscam revestir suas obras de arte em acrílico.
O acrílico cristal (transparente) é o mais procurado. O mercado oferece acrílico na versão fosca em opções coloridas, com espessuras a partir de 2 mm. Para atender às necessidades de sua clientela, a Íkon desenvolveu um trabalho quase que artesanal, específico para cada cliente na exata medida de suas necessidades.
O empresário ressalta que antes de confeccionar a peça procura saber com o cliente qual será a aplicação final. “O custo da peça em acrílico pode ser maior do que o vidro. E o cliente recebe todas as informações para que ele possa decidir e ficar satisfeito”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA