Taekwondo em nova academia

0
2681

Foi criado na península coreana 2000 anos atrás, quando coreanos foram para o Japão aprender a lutar karatê e judô. Ao voltar para casa criaram um novo esporte, o taekwondo (caminho dos pés e das mãos através da mente). Em 2000, em Sidney, foi incluído como esporte olímpico.
Aqui na Lapa, em julho, foi aberta uma nova academia do esporte. Os irmãos Tiago e Bruno Simões são professores e donos. Eles praticam o esporte há mais de uma década, são faixas-pretas e participam das principais competições.
Tiago, o irmão mais velho, começou aos oito anos. “Passei pelo aikidô e karatê, mas no taekwondo me encontrei e pratico há 14 anos. O Bruno iniciou seis meses depois. E desde o começo, participamos de competições.”
Hoje, eles se preparam para disputar as vagas para participar dos próximos jogos pan-americanos, em 2011, no México. Tiago, categoria intermediária (até 74 kg) está na equipe brasileira que irá disputar o campeonato pan-americano em dezembro no México. Como cursa Educação Física, recentemente participou do campeonato universitário em Vigo (Espanha).
Bruno é peso leve (até 58 kg), e venceu a seletiva para o Pan de 2011. Ainda terá outra etapa para garantir a vaga. Como junior, esteve em campeonatos mundiais na Turquia e no Vietnã. Em 2008, foi eleito o melhor atleta junior.
Até 2009, tiveram uma academia na Vila Leopoldina. Então, foram convidados a treinar em Londrina (PR), com Natália Falavigna, medalha de bronze em Pequim 2008. Voltaram neste ano e resolveram reabrir a academia, agora na Lapa. “Gostamos da Lapa, que está crescendo muito”.
O taekwondo, segundo Tiago, é ótimo como condicionamento físico e para eliminar o estresse. Para as crianças, ajuda na concentração, na disciplina e como se luta com todas as proteções (capacete, protetor de tórax, caneleiras e luvas), “os pais ficam mais tranquilos de ver seus filhos praticarem o esporte”. Garante que dificilmente, alguém se machuca nos treinos.
Três vezes por semana seria o ideal, recomendam os irmãos, mas na academia deles, o aluno pode praticar todos os dias. E cada aluno tem o treino direcionado de acordo com o seu objetivo. “Uns querem competir, nossa especialidade, e outros só querem praticar o esporte. O aluno decide e a gente planeja o treino de cada um”, diz Tiago.
O aluno iniciante só precisa do dobok (a roupa), os demais equipamentos a academia fornece, sem custos adicionais.
A academia tem cinco bolsistas e os irmãos querem aumentar esse número, fazendo parceria com empresas da região.

Academia Taekwondo Lapa
Rua Clélia, 405, Lapa
Telefone 4306-9984
www.taekwondolapa.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA