Arquivos bem cuidados

0
1279

Foto:

Joel: faça sempre backup dos dados

Quando os computadores entraram em nossas vidas, eles facilitaram muitas coisas: não era preciso mais guardar centenas de folhas de um trabalho, bastava salvar um único arquivo; não há mais a necessidade de economizar nas fotos por causa do custo de revelação, é só tirar e guardar tudo em uma pasta.
Mas seus arquivos precisam de cuidados. Não fazer backup, ou seja, grava-los em outra mídia, pode dar muita dor de cabeça caso aconteça alguma coisa com o seu computador ou pen drive. A World Company Informática atende muitos clientes com problemas de perda de arquivos. “Ninguém faz porque acha que nunca vai precisar. Só se dá conta de que precisa quando acontece um acidente: formata, pega um vírus, um problema elétrico no HD”, alerta o proprietário Amauri Liuzzi.
Um dos grandes problemas que influenciam essas falhas é o fato de que a maioria das casas não tem aterramento, e a estática e a corrente elétrica acabam afetando as placas e os sistemas eletrônicos. Mas nós também temos nosso papel de vilão, especialmente com os pen drives. Retirá-lo do computador de uma vez danifica o pen drive. O correto é ir até a barra de controle e selecionar ejetar.
“O que acontece é que o pen drive é um aparelho de muito uso. Às vezes, o cliente tem um cheio de fotos e nunca tem um backup. Ele confia muito e isso falha”, explica Joel de Freitas Fischer, técnico em informática. Uma das melhores formas de backup é com um HD externo que, após copiar os arquivos, você retira e leva com você.
É importante, ao acontecer algo errado, parar tudo e levar o equipamento direto para quem entende. “Se ficar funcionando ele direto, cada vez menor é a chance de recuperar”, alerta Joel.
Mas não é só porque ele parou de funcionar que tudo está perdido. “Pedimos uns quatro, cinco dias para poder dar a resposta. Dependendo do que o cliente fizer na hora do acidente ou quando ocorrer o problema, dá para recuperar até 100%”, completa.
E para ajudar os pequenos empresários e usuários, Amauri está desenvolvendo um Data Center em sua loja, que armazenará os arquivos à distância, uma segurança a mais. “O backup é automático. Vamos colocar aqui os servidores. Se você perder ou roubarem seu computador, terá um local para recuperar seus dados”, ele explica.

World Company Informática
Rua Cajaíba, 117, Sumaré
Telefones 3865-8268 e 3871-9143

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA