O mestre das|especiarias

0
1672

Foto:

Pratos com toque de especiarias

Na escola, aprendemos que as especiarias fizeram parte da história do Brasil. Já os indianos, famosos pela variedade de especiarias, fazem misturas que são uma explosão de sabor – as masalas.
“Masala é uma mistura de especiarias, é um nome mais genérico. Elas servem tanto para fazer uma mistura como um prato. A gente acaba tendo como referência o curry, mas é um mundo que não acaba. Eles tem vários tipos por região. Servem tanto para doces como para salgados”, explica Marcelo Nastari, proprietário da Grão Vizir.
A loja da Vila Romana tem vários tipos de masalas. São usados cravo, canela, cardamomo, pimenta-do-reino, noz moscada, gengibre, açafrão… enfim, são 29 opções diferentes. Marcelo começou a se interessar pelo assunto há cerca de 6 anos. “Comecei a fazer e vender para amigos”, conta.
Antes de inaugurar a loja dia 8 de maio, Marcelo era advogado e vendia as masalas em uma feira de artesanato. Decidiu abandonar a advocacia para se dedicar às especiarias. Para isso, pesquisou em livros e na internet, e visitou lugares que trabalhavam com isso. “Comecei com as masalas indianas. Eu vendia quatro tipos. Hoje eu aumentei o número de misturas. E evolui o lado dos antepastos, o bolo de especiarias. Não ficou só nas especiarias”.
A loja também vende outros produtos que com foco nas especiarias. Possuem uma linha própria de antepastos, bolo de frutas com especiarias e calda de vinho com especiarias, que serve para finalização de doces ou para fazer uma carne mais forte. Há também massas secas especiais, produtos árabes, geleias e chás. Para o Dia dos Pais, eles estão preparando uma cesta especial de café da manha. Uma outra boa opção de presente são os kits que eles montam com as especiarias.
E não precisa se preocupar se não souber como usar. “Sempre mandamos uma receita. E damos uma indicação também”, diz ele. As embalagens normalmente têm 45g. Uma das preferidas pelos clientes é o chai masala – sim, aquele chai da novela Caminho das Índias da Rede Globo. “Quem conhece acaba gostando muito das especiarias, das misturas, dos cheiros. É simples, como você tempera com sal, pimenta… entra da mesma forma quando você faz um prato”.

 

Grão Vizir
Rua Marcelina, 563, Vila Romana
Telefone 3869-4559
www.graovizirespeciarias.com.br

COMPARTILHE
Artigo anteriorUma mistura|saborosa
Próximo artigoVai rolar a festa!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA