Mais espaço para as artes

0
1197

A Vila Leopoldina ganhou um lugar diferente. A Galeria Central, espaço de arte aberto à diversidade cultural urbana, acaba de se mudar para o bairro, passando a fazer parte do Espaço Cultural Leô. E para brindar a nova etapa, traz para você “Cinema Desenhado”, exposição que reúne artistas consagrados que apresentarão releituras gráficas de importantes obras cinematográficas. O tema é mostrar a influência do cinema no imaginário de artistas consagrados, como Zélio, Spacca, Flávio Del Carlo, Roberto Santana, Fábio Zimbres, Orlando Pedroso, Andréa Ebert, Alê Abreu, Akira Otani, Marco Carillo, Samuel Casal, Rodrigo Ro-sa, Renato Alarcão, Leandro Velloso, Alex Orsetti.
Com curadoria do artista plástico Roberto Santana, cada artista escolheu um filme que marcou sua carreira e dedicou a ele um comentário gráfico na forma de desenho, charge ou cartum. “As obras apresentadas nessa mostra refletem o olhar e a interpretação de cada artista”, explica o designer Fernando Zelman, um dos coordenadores do projeto.
Durante a mostra, os filmes escolhidos pelos artistas serão exibidos em sala anexa ao Espaço Cultural Leô, para o público em geral. Haverá sessões especiais para crianças, jovens de escolas públicas e núcleos sócio-educativos.
Além de apreciar a exibição dos filmes, haverá oficinas de arte-educação para educadores e professores, alunos e educandos das escolas municipais e dos núcleos sócio-educativos da região central da cidade.
O objetivo da Galeria Central e do Espaço Cultural Leô é promover diálogos sobre os conflitos e contrastes da arte contemporânea, com ênfase na street art e seus protagonistas juvenis. O espaço é fruto da parceria de Fernando com o artista plástico Danilo Blanco, que desde a década de 1990 vem realizando ações de arte cidadania e programas de inclusão produtiva direcionados a jovens de várias regiões do Brasil.
Entendendo a inclusão como acolhimento, a Galeria Central tem como objetivo contribuir para ampliar conceitos de espaço expositivo por meio de mostras temáticas, oficinas de arte educação, workshops, vivências e palestras que beneficiem jovens e adultos em situação de exclusão social.
Cinema Desenhado fica em cartaz até dia 24 de novembro; de terça a sábado, das 14 às 19h. Exibição de filmes e palestras, as terças e quintas, das 14 às 18h.

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA