Igreja comunitária

0
1564

Foto: Gerson Azevedo

Gerson Azevedo
Paróquia Cristo Jovem, na Lapa de Baixo

A paróquia Cristo Jovem fica na Lapa de Baixo e sua reconstrução foi possível graças à colaboração de fiéis e do arquiteto Orlando Cedini.

Orlando Cedini é lapeano e conta que morou mais de 50 anos de sua vida na Lapa de Baixo, onde sua família residiu. Atualmente, ele mora na zona Norte mas não deixa de frequentar a região e principalmente a igreja que projetou e ainda presta serviço.

“No começo, a Cristo Jovem tinha uma capela pequena. Quando a Arquidiocese de São Paulo, responsável pela paróquia, decidiu construir um novo templo, a comunidade me convidou para fazer o projeto arquitetônico” explica Orlando, conhecido como Landinho e dono da Cedini Júnior Projetos e Obras.

1805-Landinho-Igreja Lapa Bx (12)

Orlando Cedini, arquiteto da Paróquia Cristo Jovem (Foto/Gerson Azevedo)

Orlando assumiu o projeto da Cristo Jovem em 1996, “precisei modificar recomeçar do zero, praticamente”. A construção está sendo feita “de acordo com os recursos financeiros que a comunidade reúne e eu vou comandando a construção. Através de campanhas regulares conseguimos coletar dinheiro para as obras. Atualmente estamos finalizando o piso do salão de festa, que quando ficar pronto será para uso da comunidade e também uma forma de obter renda para a igreja com a locação de eventos e festas. Vários casais querem casar e fazer a festa no mesmo local. Alguns casam aqui mas fazem a festa em outro local. Esperamos que em breve possamos ter o salão de festas pronto para servir a comunidade”, diz.

Segundo o padre Euclides Eustáquio Martins de Castro que está no comando da paróquia desde 1982 e poderia ter se aposentado, mas continua firme à frente da Cristo Jovem. “É uma igreja muito bonita e todos os que vêm aqui, elogiam”, diz o pároco.

1805-Landinho-Igreja Lapa Bx (5)

Padre Euclides e Orlando (Foto/Gerson Azevedo)

De fora, a fachada da igreja lembra um castelo medieval com suas duas torres.  Por outro lado, as laterais do edifício ainda precisam receber acabamento e pintura.

Internamente, o altar principal é maior que a maioria das paróquias e é cercado por colunas. Nas laterais, vitrais coloridos com vários santos que foram doados por pessoas e famílias que frequentam a paróquia que pode receber mais de 350 pessoas sentadas. O sistema de som é moderno e permite que todos possam ouvir e acompanhar as cerimônias de qualquer ponto da igreja.

As missas acontecem às terças, aos sábados (15h) e aos domingos (7h, 9h e 18h). Nas tardes de quarta, tem curso para mães com aulas de pintura em tecido e bordado. (GA)

Paróquia Cristo Jovem, Largo da Lapa, 106, Lapa de Baixo, Telefone 3611-6815

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA