Cozinhando com o coração

0
2454

Foto: Gerson Azevedo

Gerson Azevedo
A chef Tanea Romão em sua Oficina na Vila Romana

Depois de quase duas décadas fora de São Paulo, a chef Tanea Romão volta às origens.

Cozinhar para Tanea Romão sempre fez parte da sua vida. “Minha avó e minha mãe sempre cozinharam bem, me ensinaram e eu não parei mais”, recorda.

Antes de se tornar uma profissional de forno e fogão, Tanea foi sócia de uma metalúrgica até que “as máquinas que chegavam da China tornou difícil a vida da minha empresa”. Diversificou as atividades e começou a fazer geleias e temperos para os amigos e isso virou um negócio.

geleia de cachaça-Div-Cris Ceneviva

Cursou gastronomia no Senac para aprimorar as técnicas. Em uma viagem à Gonçalves (MG), Tanea comprou uma casa. “Mas as temporadas em Gonçalves foram ficando mais longas e decidi me dedicar à culinária e deixei São Paulo”. Lá, criou a marca Kitanda Brasil e por 12 anos fabricou temperos, geleias e criou receitas para o restaurante. Até que em 2012 mudou-se para Tiradentes.

Na cidade histórica, o Kitanda Brasil, especializado em cozinha brasileira, fez sucesso. “Além do Kitanda eu prestava consultoria para restaurantes aqui em São Paulo. No início de 2016, fechei o Kitanda e voltei para casa”.

Nascida e criada na Vila Romana, Tanea aqui montou sua empresa. Recebe grupos, de até 20 pessoas, para eventos fechados, faz cursos e vende geleias e temperos que fabrica. Entre os cursos, ela cita o de geleia que além das técnicas básicas, mostra como usar as geleias de maneira criativa e em várias combinações. Os cursos têm quatro horas de duração e custam R$ 170 por aluno, em média. A programação é publicada no Facebook.com/Tanea.Romao.

Tanea Romão-GA (1)
Tanea em sua cozinha

Tanea é adepta do conceito de slow food, “que reúne os princípios da boa alimentação: bom, limpo e com preço justo”. Para ela, “cozinhar é ouvir o coração”. Hoje ela divide seu tempo entre a sua oficina e o comando da cozinha e equipe do Sul Bar, na Vila Madalena, onde criou um cardápio com pratos da cozinha brasileira e da América Latina.

Oficina Tanea Romão. Rua Catão, 893, Vila Romana, Telefone 94288-8007, www.facebook.com/Tanea.Romao

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA