Boleiros de futebol de botão

0
2811

Foto: Tiago Gonçalves

Tiago Gonçalves
Cesar e Barcelos em animada partida no BFA.

Um grupo de amigos se reúne semanalmente para jogar futebol de botão, esporte genuinamente brasileiro, criado em 1930.

O Buttons Foot-Ball Association, ou BFA, surgiu em 1990 por quatro amigos apaixonados pelo futebol de botão desde os tempos de criança. Os botonistas, como se intitulam os jogadores do esporte se reúne nas noites de terça-feira para disputar animadas partidas que têm as mesmas regras do futebol de campo, em dois tempos de 10 minutos cada. Os sócios, quando não estão jogando futebol de botão, são empresários, administradores, dentista, engenheiro entre outras profissões.

Clube do Botão-GA(4)
Cinco craques do BFA.

Cada um dos botonistas do BFA tem vários times de futebol de botão. São clubes brasileiros e estrangeiros, famosos ou nem tanto, assim como seleções de todos os países do mundo. Entre alguns dos sócios do BFA, Leonardo Marques Barcelos, um dos fundadores tem 1.600 times, Klecito Zamboni, 2.200, Luiz Girard, 300, Luciano Fitoch, “mais de mil” e Cesar Osvaldo Canutti, “centenas”. Cada um deles trata de seus ‘atletas’ com carinho e capricho. “Futebol de botão é um ótimo lazer entre amigos”, sintetiza Cesar o espírito que move os sócios do clube.

Depois de anos com sede na zona Norte, o BFA agora ocupa dois salões na parte externa do União Fraterna, clube fundado em 1934 e que desde 1994 tem seu conjunto arquitetônico tombado e atualmente passa por um processo de restauração patrocinado pelo Instituto Anastassiadis.

O futebol está presente na sede do BFA de diversas maneiras.
O futebol está presente na sede do BFA de diversas maneiras.

As sete mesas oficiais ocupam os dois salões do BFA e é onde acontecem as partidas. O cenário, todo inspirado pelo futebol e as paredes, estão repletas de uma quantidade impressionante de objetos que remetem ao futebol. São fotografias de times, craques, estádios, camisas, cachecóis, ingressos, matérias de jornais e outras peças e objetos. Uma das salas é dedicada ao Brasil e a América Latina e a outra, ao futebol do resto do mundo.

O clube tem uma loja virtual onde são vendidos times de botões personalizados e todo o equipamento (traves, bolinhas) e todo o material necessário para o esporte através de seu site.

Regularmente os botonistas do BFA disputam os mesmos torneios do futebol profissional. Torneios como Libertadores da América, Campeonato Brasileiro, Paulista entre outros têm distribuição de troféu para os vencedores. O clube de futebol de botão busca mais associados e todos são bem vindos. Seja para conhecer a sede e principalmente para os que querem praticar o esporte.

bfafuteboldemesa.com

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA