Educação inclusiva

0
1857

Foto:

Centro mantido pela Fundação de Rotarianos educa crianças surdas.

Centro mantido pela Fundação de Rotarianos educa crianças surdas.

Criado em 1977, o Centro de Estudos para Surdos Rio Branco tornou-se uma referência internacional na área de ensino para crianças surdas que são inseridas de maneira natural e inclusiva. Todo o trabalho do CES é voltado para os familiares dessas crianças. “Quando a criança é admitida, um integrante da família também se compromete a aprender Libras [língua brasileira de sinais], que é a língua oficial para surdos e deficientes auditivos. É necessário isso para que a criança tenha alguém na família que o ajude na comunicação”, explica Sabine Vergamini, diretora do CES.

As aulas do Ensino Fundamental acontecem nas unidades do Colégio Rio Branco na Granja Vianna e no bairro de Higienópolis. Professores e educadores especialmente preparados atendem aos pequenos alunos que, além de aulas regulares, recebem refeições e têm atividades culturais e esportivas em cada unidade.

Segundo Sabine, “98% dos nossos alunos recebem bolsa. O valor depende de uma entrevista para analisar perfil socioeconômico do aluno. Pela qualidade de ensino que oferecemos, temos uma procura maior do que as vagas oferecidas”.

No final de maio, o CES promoveu o I Encontro do Projeto Interlocuções, direcionado a familiares de pessoas e crianças surdas, deficientes auditivos em algum grau e profissionais que trabalham na área. O evento nas dependências das Faculdades Integradas Rio Branco, na Lapa, teve como objetivo construir um espaço de troca sobre as alternativas possíveis para a educação e a reabilitação, permitindo que temas como o implante coclear e a importância da língua de sinais fossem abordados em um único espaço.

Os alunos das Faculdades Rio Branco que são surdos ou deficientes auditivos têm à disposição em sua classe um intérprete de Libras que o auxiliam nas explicações e na comunicação com o professor da matéria.

Em busca de apresentar ao público o trabalho desenvolvido pelo CES, a Fundação Rotária lançou a campanha “Mãos Fazendo História”, que permite que pessoas possam colaborar financeiramente e também através de serviço voluntário. Para conhecer mais sobre o CES e a campanha, acesse o site ou entre em contato pelo telefone.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA