Em busca do título

0
2059

Foto:

Flávio Campello

A escola de samba Dragões da Real prepara um desfile com muita novidade e busca seu primeiro título.

Com quase 15 anos de existência, a Dragões da Real foi criada em março de 2000 por associados da torcida uniformizada do São Paulo que gostavam de samba e carnaval e desfilavam por outras agremiações da cidade. As cores do clube – vermelho, branco e preto – são as cores da escola e um dragão é o seu mascote e símbolo.

Desde 2011, a Dragões é uma das 14 escolas de samba que compõem o Grupo Especial do Carnaval paulistano. A melhor colocação aconteceu no desfile de 2013, quando a escola ficou na 4ª posição. Flávio Campello é o atual carnavalesco da Dragões e diz que “nosso desfile terá o Dragão – símbolo da escola – guiando o garoto Tomé, uma alusão aos 14 anos da escola, pela aventura mágica que é o desfile da escola de samba”.

“A sugestão do enredo veio de Recife”, conta Flávio. “Um torcedor escreveu para o presidente, Renato Remondini, o Tomate, contando sua paixão pela escola e disse que ‘acredite se quiser, poderemos chegar lá (vencer o campeonato)’. Tomate sentiu que estava aí um tema que poderia representar o desejo da Dragões em relação ao desejo de buscar a vitória no carnaval de São Paulo”. E por sugestão do carnavalesco, o título ficou “Acredite se puder”. “Pensei: por que não ‘se puder’? Afinal, querer e poder caminham lado a lado”, diz.

Aqui, Flávio explica como se processa a escolha, discussão e execução de um desfile de carnaval de uma escola do porte da Dragões. Enredo escolhido, a comissão de carnaval da Dragões se reuniu diversas vezes para discutir e encontrar as melhores ideias para colocar em prática. Depois de uma extensa pesquisa, o enredo é passado para os compositores e as tarefas para cada ala são distribuídas e executadas com a finalidade de ter um desfile perfeito.

“Uma verdadeira ópera popular”, diz Flávio, carioca de nascimento e sobrinho do carnavalesco Arlindo Rodrigues, conta que, quando adolescente, “assim que terminava o período letivo, deixava os cadernos e me enfurnava no barracão da Imperatriz Leopoldinense até o carnaval”. Cursou coreografia e cenografia por conta da criação dos figurinos da União do Parque Curicica, hoje integrante da série A do carnaval carioca, ganhou um prêmio da Secretaria da Cultura e uma bolsa de pós-graduação na Universidade do Rio de Janeiro (UERJ). “Isso abriu muitas portas para mim”, conta.

Em 2008, recebeu um convite para vir a São Paulo e compor a comissão de carnaval da Mocidade Alegre e no ano seguinte conseguiu ser campeão do carnaval paulistano. “Ganhar um campeonato é uma emoção única. É a recompensa de todo o trabalho e esforço que a escola faz naquele ano”. E é claro que ele quer repetir essa mesma experiência agora pela Dragões da Real.

Para o desfile deste ano, Flávio informa que serão 3.600 componentes distribuídos em cinco carros alegóricos. O primeiro é o “Conhecimento”, com destaque para uma imensa biblioteca mágica. Em seguida, “Passeio pela floresta mágica”, com a visão do garoto Tomé; o terceiro carro, “Antigas civilizações”, terá vikings, egípcios e outras civilizações, incluindo a misteriosa Atlântida; o “Dragão” será a principal atração do quarto carro; e, para encerrar, o “Sonho de ser campeão”, o desejo maior da Dragões.

Todo o trabalho de confecção dos carros é feito por 35 pessoas, sendo que 16 são profissionais vindos de Parintins (AM), onde em junho acontece o Festival Folclórico, que divide a torcida entre Caprichoso e Garantido. Quem circula pelo barracão não tem ideia de como aquele quebra-cabeça será montado. “Mas no final, dá tudo certo. Teremos carros com até 14 metros de altura”, explica.

A coreografia foi criada por Anderson Rodrigues vai superar as expectativas”, garante o animado carnavalesco que passa boa parte do dia no barracão. Outro destaque é que a Dragões, pela primeira vez, aposta no isopor em lugar da fibra de vidro na confecção dos detalhes de seus carros. “É mais saudável para se trabalhar, pode ser reciclado e mais sustentável”, justifica.

Para juntar alas de passistas, de baianas, porta-bandeiras e mestre-salas, destaques e outros setores da escola, a bateria do Mestre Tornado e seus 160 ritmistas completa o enredo. “Afinal, a bateria é o coração da escola”, esclarece, acreditando que podem. O desfile da Dragões da Real promete.

Divirta-se!

Fantasias à venda na sede da Dragões da Real, Av. Emb. Macedo Soares, 1.018, tel. 3831-4002, V. Anastácio. Ensaios abertos ao público, dias 5 e 7 a partir das 20h30. A Dragões será a quarta escola a desfilar na noite de 13/2. www.escoladesambadragoes.com.br e facebook.com/dragões-da-real-escola-de-samba

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA