Olha o palhaço!

0
1160

Foto:

Os palhaços da Associação do Nariz Vermelho invadem o prédio amarelo do Hospital das Clínicas

Grupo de palhaços improvisa alegria e esperança nos ambulatórios do Hospital das Clínicas, sem enganar o sofrimento.

Toda quinta, oito pessoas com roupas estranhas aparecem de lugares inesperados nos corredores do prédio amarelo do HC e surpreendem pacientes, seguranças, enfermeiras e atendentes que transitam por lá. São os palhaços que integram a Associação do Nariz Vermelho. Há oito anos, o grupo interage nas dependências do hospital, dentro do projeto “Um Sorriso enquanto Espera”, com ações que vão desde um concurso de dança a um casamento na plateia. 

A atividade dos palhaços, representados por atores profissionais, não tem roteiro predefinido, explora o improviso. “Quando você entra num ambiente como esse, está todo mundo tenso, o paciente, o acompanhante, o segurança. O que eu quero é levar humanização para essas pessoas, sem a pretensão de curar ninguém. Nem tento enganar o sofrimento deles”, diz o criador e coordenador do projeto, Giba Rizzo. O ator, que interpreta o palhaço Osório Rizzo, conta que certa vez recebeu, por meio do Facebook do Osório, a mensagem do irmão de uma paciente que agradecia por ele ter colocado um sorriso no rosto dela. ‘Minha irmã tem depressão’, dizia o texto, ‘e há seis anos que não sorria. Quero agradecer’. De acordo com Rizzo, algumas pessoas resistem às intervenções. “Mas um médico me contou que tem paciente que pede para marcar o retorno na quinta, dia da apresentação.” As ações são realizadas nos ambulatórios de urologia, oftalmologia e nefrologia; no laboratório de coleta de exames, no hospital de hemodiálise, no PS e na unidade de transplante de medula óssea.

O trabalho dos atores é voluntário. O projeto está inscrito na Lei Rouanet, mas ainda não recebeu patrocínio. O objetivo do grupo é levar as atuações para outros hospitais. Enquanto o apoio não chega, por meio da Rizzo Produções, o ator tem mais de 70 produtos que ele apresenta nas palestras e cursos realizados em empresas. No produto “Visita Inesperada”, o grupo entra numa sessão sem aviso e interage com os funcionários na tentativa de quebrar o gelo das relações. “Levamos o lúdico sempre com uma proposta.” Outro produto que Giba leva ao meio corporativo é o Jornal do Osório.

Giba é morador da Vila Leopoldina e se recente da falta de espaços culturais na região. “Cresceram os prédios e se esqueceram da cultura.”

Rizzo Produções
Rua Tanabi, 287, casa 2
Telefone 3862-6191
www.facebook.com/osorio.rizzo
Jornal do Osório: http://www.youtube.com/watch?v=vnuKQbHIy_A

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA