O caminho do cinema

0
1041

Foto:

O caminho do cinema

O Guia Daqui foi conhecer o projeto Cine B, que no mês de julho completou quatro anos com a proposta de promover a apresentação de filmes brasileiros em espaços comunitários e universitários. A primeira exibição oficial como cinema itinerante aconteceu na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, em 2007, com a apresentação do longa-metragem O Tapete Vermelho e o curta BMW Vermelha. De lá para cá, foram 150 apresentações em diferentes locais e cerca de vinte e duas mil pessoas que puderam assistir, gratuitamente, aos filmes nacionais do circuito comercial exibidos nas melhores salas da cidade.
Cynthia Alario, diretora da Brazucah Produções, empresa sediada na Lapa e responsável pelo projeto junto com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, revela que o objetivo do empreendimento é despertar o interesse pelo cinema brasileiro. “Para a escolha do título, alguns critérios são estabelecidos, como censura livre e ser um filme nacional”, observa.
Além de oferecer em cada exibição a atmosfera real do cinema, na opinião de Cidalio Vieira, coordenador do Cine B, o gratificante é conhecer a opinião do público e como ele reage. “Quando voltamos a algum local para uma nova apresentação, ouvimos elogios e agradecimentos, o público se manifesta dizendo que não se trata de uma ação eleitoreira porque estamos lá, de volta, para exibir um filme novo”, comenta.
Toda a estrutura para a exibição do filme é levada pela Brazucah, do telão ao pipoqueiro, lembra Vieira. Isso inclui o projetor, as caixas de som, as cadeiras e os banners de divulgação do filme. Um carro de som também circula pela comunidade anunciando a atração.
Além disso, ressalta Cynthia Alario, o público se interessa muito pelos curtas-metragens e a cada sessão há sorteios de DVDs com os filmes que participam do circuito. A iniciativa merece aplausos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA