Falar outros idiomas

0
1061

Falar um idioma fluentemente não é mais um diferencial profissional de um universo restrito de pessoas, mas sim um pré-requisito para quem pensa em crescer profissionalmente ou para quem esta se preparando para ingressar no cada vez mais competitivo, mercado de trabalho. Hoje em dia é impossível se dar bem apenas falando português; a realidade para aqueles que estão entrando no mercado de trabalho é uma só: dominar um ou mais idiomas significa ter maiores chances de aprovação em um processo seletivo.
A necessidade de fazer com que alguns profissionais aprendessem outros idiomas surgiu da importância de prestar melhor atendimento aos clientes, é sinônimo de sobrevivência comercial e integração mundial, sem dúvida saber uma segunda língua ampliará o leque de oportunidades pessoais e profissionais. O aprendizado de idiomas abre portas para o desenvolvimento pessoal e profissional, alem do conhecimento de múltiplas culturas.
Hoje, exigir um bom conhecimento de inglês ou de outros idiomas de seus colaboradores é prática corriqueira em qualquer empresa que tenha efetiva preocupação com seu crescimento e que deseja manter seu lugar no mercado. Uma pesquisa realizada sobre a contratação, a demissão e a carreira de profissionais brasileiros, com 1365 profissionais brasileiros, mostra a diferença entre os que falam outros idiomas chega a mais de US$ 2.000,00 por ano em relação aqueles que não conhecem outra língua.
O mercado atualmente considera requisito básico no momento da contratação que o candidato domine o inglês, e se possível, conheça uma terceira língua.
O espanhol é o segundo idioma mais procurado em função do MERCOSUL, muitas empresas já incluem o espanhol na seleção de seus profissionais, principalmente empresas que tem relação com os países da América Latina, e logo em seguida o Francês. Se fôssemos enumerar os idiomas que as empresas buscam em currículos na hora de contratar novos profissionais, o Francês, com certeza, apareceria logo depois do Espanhol.
O Francês está empatado com o Alemão em número de pessoas falantes em todo o mundo, em seqüencia temos o Italiano e Japonês.
Os que saem na frente no aprendizado de línguas estrangeiras antecipam também o reconhecimento e o crescimento profissional.
O conhecimento de idiomas torna-se cada vez mais importante para o sucesso profissional.

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA