Descobrindo as orquídeas

0
1381

Com a estação mais bonita do ano se aproximando – a primavera -, que tal aprender uma atividade diferente, colorida e que fará bem à mente? Estamos falando da Oficina de Orquídeas que acontece no terceiro domingo de cada mês no Parque Villa-Lobos. Ministrada por Geraldo Neto, mais conhecido com Trisca, a oficina é uma verdadeira terapia para quem gosta de plantas.
“Eu já fazia essa oficina no Jardim Botânico, onde trabalhei por 36 anos”, conta Trisca, que também trabalha na sede operacional do Pomar Urbano, que começou como Projeto Pomar e tinha como objetivo recuperar as margens do Rio Pinheiros com o plantio de mudas arbóreas e arbustivas. O Pomar deixou de ser um projeto e passou a ser uma ação de caráter permanente. “Recuperamos muitas plantas aqui, como algumas orquídeas que existiam em sítios onde está o Rodoanel; orquídeas e bromélias foram trazidas para cá e hoje temos aproximadamente 170 espécies de plantas”, lembra Trisca.
Segundo ele, quem participa das oficinas no Parque Villa-Lobos recebe dicas de como cultivar orquídeas, ou seja, ele fala sobre rega, adubação, pulverização, como plantar em árvores, sobre pragas e doenças, como dividir as mudas. “Tem gente que acaba perdendo a planta por falta ou excesso de água, por exemplo”. Trisca diz que a orquídea não é uma planta difícil de ser cuidada. “Ela é exótica, das flores é a mais nobre. Uma representa várias e várias representam uma. Gosto de todas as plantas, mas me dediquei muito mais às orquídeas. Tive contato com pesquisadores, biólogos, botânicos, pessoas que conhecem bem as orquídeas”.
Quanto ao custo para se manter uma orquídea, Trisca diz que não é alto. “Antigamente, quando comecei a mexer com orquídeas, era muito caro. Só quem tinha dinheiro podia ter um vaso ou as coleções de orquídeas. Falam que a orquídea é nobre por causa disso. Hoje é fácil adquirir a muda, custa barato. E você vai criando, acompanhando o crescimento”, observa.
Enquanto nos ensina a plantar uma mudinha de orquídea – colocar o cacos, o substrato e a planta -, Trisca conta que já chegou a cem o número de participantes da Oficina de Orquídeas. “É gratificante porque estou passando uma coisa que aprendi para outras pessoas. Para que guardar para mim, não é?”. Ele acrescenta: “Na oficina as pessoas vão aprender, por exemplo, que basta regar a planta três vezes por semana; se o tempo estiver frio e o vaso, pesado, não precisa colocar água. São dicas simples, do dia a dia. E muita coisa vai se aprender na prática”.
A próxima Oficina de Orquídea no Parque Villa-Lobos será no dia 21 de setembro, às 10h. Para participar, basta se inscrever na administração do Parque.

COMPARTILHE
Próximo artigoGente 296

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA