Casa Fuerte o design e arte com latinidade

0
1512

Espaço multicultural reúne botânica, galeria de arte, design e outras expressões de arte com atenção a artistas latino americanos.

A Casa Fuerte é obra do casal Daiana Cavalcante e Jonas Gomes, vindos do Ceará. Antes da Lapa moraram em Perdizes. “A Lapa nos interessou pela tranquilidade. E acreditamos que o bairro tem muito a crescer como opção cultural”, explica Jonas que é artista plástico e músico da Oto Gris, banda cearense radicada em São Paulo.

Dai e Jonas, os criadores da Casa Fuerte (Foto/Patrícia Araújo/Divulgação)
Dai e Jonas, os criadores da Casa Fuerte (Foto/Patrícia Araújo/Divulgação)
Daiana (ou Dai) se dedica ao lado botânico do espaço. A dupla é responsável pela curadoria de eventos, exposições e shows que acontecem por aqui. O projeto foi inspirado na obra de Luis Barragán, expoente da arquitetura mexicana. Eles focam na produção independente contemporânea da América Latina. “Queremos estimular o diálogo com outros artistas além dos brasileiros”, diz Jonas.

Contam que sempre receberam em sua casa, muitos amigos ligados às artes plásticas e música. “Além dos brasileiros, muitos deles são latino-americanos”, diz Dai. Eles trouxeram esse espírito latino que está presente nas peças de arte, nas exposições e nas apresentações musicais que a casa promove com regularidade. Filipe Lyra é um desses artistas que já expôs seus trabalhos no espaço.

“Queremos que as pessoas da região venham visitar nossas exposições, participar dos shows que programamos e conhecer tudo o que temos a oferecer”, convida Dai.

Casa Fuerte-Div (1)As opções são bem variadas. Ítens de decoração, cerâmica, tapeçaria, papelaria, posters, flores. A ideia é oferecer peças de design diferenciadas e assinadas por criadores do continente. Entre os nomes que estão representados por aqui estão nomes como Paz! Design, Realindo, Gypso, Casa Flaminga, Estúdio Faia, Nódoa (que é o autor do grande painel que ocupa uma das paredes do espaço), Larissa Arantes, Uinverso, Susanna Mota, Polonnio, Schizzi Books, BeeGreen, Luci Sacoleira, Serpentário, além das argentinas Fruto Estúdio e Imprenta Rescate.

A Casa Fuerte quer trazer e levar para outros países da América Latina a arte em suas variadas expressões. Mas também oferece ao público em geral, oficinas de bordados e botânica, com Eduardo Hortensiano e uma seção chamada de Mostra, com trabalhos artísticos assinados por nomes da ascendente cena latina. E Karina Giannecchini tem um curso de livros voltado para crianças de 3 a 10 anos.

A Casa Fuerte tem uma loja logo na entrada e dois jardins internos. Todo o espaço pode ser locado para eventos, editoriais de moda e outras destinações.

A música tem espaço garantido na Casa Fuerte. Shows com artistas como Daniel Medina e a sergipana Heloá e Letícia Fialho, de Brasília, autora de dois discos autorais já se apresentaram por aqui. Em julho, a paulista Mariana Furquim se apresenta no dia 12 e no dia 21 é a vez de Nuven e Banda. (Gerson Azevedo)

Casa Fuerte, Rua Tito, 1.469, Lapa, Telefone 3641-4881 e 95224-4788, www.casafuerte.com.br, facebook.com/casafuerte1469

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA