A restauração da União Fraterna

0
2777

Foto: Gerson Azevedo

Gerson Azevedo
União Fraterna, passa por um restauro total.

Um dos prédios mais importantes da região, cenário de bailes, filmes e eventos, entra em nova fase de restauração com a parceria do Instituto Anastassiadis.

Inaugurada em 1934, a sede da União Fraterna foi tombada em 1994 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

Os estragos causados pelos pichadores nas paredes externas do prédio localizado no início da Rua Guaicurus e Faustolo estão sendo eliminados.

Luiz da Silva Filho, gestor da União Fraterna
Luiz da Silva Filho, gestor da União Fraterna

Segundo Luiz da Silva Filho, vice-presidente da União Fraterna e gestor nos projetos de restauro do Instituto Cultural Anastassiadis, “desde 15 de janeiro estamos fazendo a limpeza da fachada com tecnologia de microjateamento por vórtex que utiliza garnet, mineral granulado abrasivo importado da Índia. Em breve vamos instalar externamente câmeras de segurança para proteger o prédio”.

O prédio da União Fraterna é um exemplo do estilo eclético tardio com vários estilos e uso de vidro e ferro fundido. A arquiteta Ana Marta Ditolvo, responsável por todo o processo de restauro e modernização explica que “a técnica que está sendo feita na fachada do prédio, além de retirar a tinta dos sprays dos pichadores, recupera a cor original e impermeabiliza a fachada para evitar futuras pichações”.

União Fraterna-GA (1)

O vice-presidente da União Fraterna lembra que até recentemente a União Fraterna estava com a situação documental totalmente irregular. “Agora temos a escritura do prédio e toda a documentação necessária – habite-se, alvará do Corpo de Bombeiros entre outros. Instalamos um sistema de ar condicionado no salão. E a obra de restauro deverá ser finalizada até o final de 2020”, informa Luiz.

O salão da União Fraterna serviu de cenário para filmes como o longa “Chega de Saudade”, de Lais Bodansky. A locação do espaço é uma fonte de receita e pode ser locado para eventos – casamentos, eventos sociais, exposições e reuniões. Também é um espaço de diversão para quem gosta de dançar. Em dois dias na semana, segunda e sexta, acontecem animados bailes com bandas ao vivo, organizados por Anderson Dori (cel. 98458-7817) a partir das 18h. Na quarta, tem aulas de dança a partir das 18h com Camila Varjão e Ricardo Oliveira (cel. 98686-7022). (GA)

Sociedade Beneficente União Fraterna, Rua Guaicurus, 27, Lapa, Telefone 3864-2657 e 3672-0358, adm@uniaofraterna.org.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA