Tirando da garagem

0
2305

O Páteo do Marazzi reúne donos de carros e motocicletas antigos e acontece na Lapa.

O evento foi criado em 2012 pelo lapeano Gabriel Marazzi, colecionador de automóveis e motocicletas e que teve a vida ligada aos motores. Ele é filho do jornalista Expedito Marazzi, precursor do jornalismo automotivo e criador do Curso Marazzi, a primeira escola de pilotagem do Brasil.

Por oito anos, Gabriel e outros motociclistas se reuniam uma vez por ano no Pateo do Collegio, no centro de São Paulo. Em 2011, quando o organizador daquele evento informou que seria o último, Gabriel tomou para si a organização de outros encontros. Promoveu alguns encontros de motociclistas nas noites de terças-feiras no Sambódromo do Parque do Anhembi. “Não decolou, pois cheguei à conclusão de que, diferentemente dos colecionadores de automóveis antigos, os donos de motocicletas clássicas não gostavam de usar suas preciosidades à noite”, explica Gabriel.

Em fevereiro de 2013, surgiu a oportunidade de usar as dependências do Colégio Salesiano, na Lapa, que “fica perto da minha casa e garagem”. Como o local é grande, ele percebeu que as motocicletas “sumiriam” naquele espaço. Foi então que “resolvi chamar também os colecionadores de automóveis”. O espaço reúne donos de carros com fabricação até 1979 e motocicletas de qualquer ano. A primeira edição aconteceu em fevereiro de 2013 e a edição mais recente, a 10ª, aconteceu no dia 14 de junho.

Para Gabriel, a maior diferença do Páteo do Marazzi, que ele não chama de evento, é a informalidade. “É um encontro de amigos. Não é preciso se inscrever, nem confirmar presença e o participante pode entrar e sair com seu veículo à vontade”, informa. Como não é um evento comercial, Gabriel frisa que “ninguém paga para participar, seja expositor ou público em geral”. Segundo seus cálculos, na última edição participaram 50 automóveis e 120 motocicletas.

BMWs, Harley-Davidsons, Vespas, Opalas, Camaros, Vemags, Kombis e outras marcas e modelos de carros e de motos têm em comum, nessas mostras, um cuidado muito grande por parte dos seus donos, tanto do motor como da lataria. O público, por sua vez, se diverte tirando ‘selfies’ ao lado das máquinas. Até bikes estilosas participaram do 10º encontro. Uma ótima opção de passeio de domingo. Ainda não foi definida a data do próximo Páteo do Marazzi, mas quem quiser saber mais informações, pode mandar email para gabrielmarazzi@hotmail.com.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA