Vá com calma

0
4123

Foto:

Vá com calma

Que bom que você decidiu sair do sedentarismo. Só tome cuidado: antes de praticar qualquer exercício, procure um médico.

O assunto é repetido à exaustão, mas o comportamento humano não muda: se alguém resolve de repente que vai iniciar uma atividade física, especialmente nesta época do ano, em que todo tipo de promessa começa a brotar na cabeça das pessoas, a primeira medida é colocar o corpo em ação antes de consultar um médico especialista ou de confiança. “A primeira coisa que o paciente tem de fazer é procurar o médico especializado em medicina esportiva, ou algum profissional de confiança, para serem feitos os exames para ver a parte sanguínea e principalmente a cardiológica. Vamos pensar nos extremos, muito magro ou obeso. A pessoa obesa não pode fazer nenhum tipo de atividade que tenha impacto”, orienta o médico ortopedista Fernando Leopoldino.

O médico diz que a pessoa magra também pode apresentar alguma alteração osseomuscular, que vai limitar o tipo de atividade física a ser desenvolvida. Especializado em medicina esportiva, com experiência em atendimento a atletas profissionais, incluindo a Sociedade Esportiva Palmeiras, Leopoldino diz que o melhor é começar com exercícios leves, como caminhada, e os aquáticos, para o corpo se adaptar à nova rotina e evitar lesões. “As fraturas de estresse mais comuns são a canelite (inflamação da tíbia, principal osso da canela) e nos ossos do pé”. 

Manter-se nutrido e hidratado são outros dois fatores que ele considera fundamentais e que normalmente são desprezados. “Equilíbrio nutricional, tanto para o magro como para o obeso. A pessoa vai correr e acha que não tem que comer nada, tá errado. Ela tem de comer uma fruta ou tomar um suco para não ter alteração orgânica que atrapalhe a atividade física ou leve à desidratação e até desmaio”.

E o vestuário: achar que usar roupas pesadas ajuda na perda calórica, pois aumenta o suor, é um mito que já caiu por terra. E conhecer a própria pisada vai ajudar muito na escolha do tênis adequado para a atividade escolhida. Na anatomia humana há três tipos de pisadas: pronada, supinada e neutra. Na primeira o pé apoia na parte interna, usando o dedão para dar impulso; a supinada é o oposto: o apoio é mais na lateral externa, buscando o apoio do dedinho. Na neutra, o pé se apoia no lado externo se movendo lentamente para o centro. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA