Está na cara!

0
1557

Foto:

Está na cara!

As olheiras, além de dar ao rosto um ar de cansaço, podem ser sinal de noites maldormidas, vida desregrada ou são ocasionadas por fatores hereditários.A causa da “hipercromia periorbital”, ainda está sendo estudada.

A Dra. Gisele, médica dermatologista e antroposófica (ciência de cunho espiritual baseada nos estudos de Rudolf Steiner no início do século 20), tem consultório há sete anos na V. Leopoldina, onde mora desde 2005, lembra que “nem sempre a hipercromia periorbital é isolada, havendo também casos de dark eye circle, onde a hipercromia se apresenta de forma circular ao redor dos olhos, podendo estar acompanhada de bolsas palpebrais, normalmente em pessoas mais idosas e que tiveram maior exposição ao sol ao longo dos anos. Além disso, há casos de hipercromia periorbital decorrentes de dermatites de contato por uso de produtos cosméticos, ou oriundas de dermatite atópica (manifestação de alergia associada a rinite e asma), ou ainda hipercromia após uso de alguns medicamentos ou decorrente de doenças sistêmicas”. O problema atinge tanto homens como mulheres e, lembra a Dra. Gisele, que “a cor da pele não é fator desencadeante, mas estudos mostram maior quantidade de melanina e de vasos capilares dilatados nos indivíduos que apresentam hipercromia periorbital, sendo que o sol pode se tornar um potencializador da olheira em fototipos mais altos (mais morenos), por terem mais melanina e captarem mais a radiação ultravioleta”. 

Existem diversos tratamentos com produtos tópicos, como clareadores, vasodilatadores, fitoterápicos, assim como medicamentos alopáticos ou da linha antroposófica (estes, possibilitando a vitalização do organismo). Ela alerta que esses medicamentos devem ser prescritos por médico especializado. A automedicação não é indicada. Entre as plantas fitoterápicas, estudos comprovam a eficácia do ginseng, a marapuama e a Lilium branca (Madonna lily). Receitas caseiras e tradicionais, como o pepino, chá de camomila ou batata-inglesa, agem através do seu alto teor de água, ação calmante e alto teor de potássio, respectivamente. 

COMPARTILHE
Artigo anteriorSempre elegante
Próximo artigoVá com calma

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA