A arte da cerâmica

0
5800

Foto:

A arte da cerâmica

Uma das habilidades mais antigas da humanidade continua em alta.

O homem descobriu que poderia utilizar a terra e suas mãos e criar peças decorativas e utilitárias. Duas escolas na Vila Romana ensinam como fazer isso.

Moldar a argila e dar a ela a forma que desejamos, além de ser relaxante, pode ser para qualquer pessoa a partir dos dez anos. O limite? Não há.

José Maria Pádua, da Terracota Escola de Cerâmica, é um desses artesãos que tem anos de experiência e passa todo o seu conhecimento para os alunos de sua escola, que fundou em sociedade com Beatriz Panizza Silva há dois anos e meio em uma residência na Vila Romana. “O aprendizado é constante e quem começa raramente para”, afirma ele.

Por sua vez, o artista plástico e escultor Mauro La Cava, do Ateliê La Cava, que inaugurou seu ateliê e loja este ano, juntamente com Marisa Mendonça, diz que “o importante é que a pessoa vivencie a experiência de manusear a argila e dar a forma”.

Ambas as escolas mantêm cursos para iniciantes e para quem já tem mais tarimba e pode se aventurar a peças mais elaboradas e complexas. São várias as técnicas que se aprende: modelagem, pintura, forma. Quem quiser experimentar pode agendar uma aula grátis em um dos ateliês da Vila Romana. Os professores afirmam que eles sairão com uma peça pronta ao final da aula.

Além do trabalho manual, a arte da cerâmica permite que a criatividade venha à tona e não há limites onde isso pode chegar. “Temos alunas que estão conosco há anos. Algumas delas produzem e comercializam suas peças decorativas como vasos, pratos e esculturas”, informa José Maria, que molda em poucos minutos uma peça fazendo uso do torno.

Para se fazer uma peça de cerâmica, além da argila, se usa uma série de instrumentos, como espátula, lixas, fios de arame, réguas e muito mais. Mas tudo isso as escolas fornecem para quem está começando. O forno para a queima da cerâmica é outro elemento fundamental e que os cursos disponibilizam para seus alunos.

Ambos os ateliês possuem uma loja onde você pode comprar peças exclusivas produzidas por eles. 

Em geral, as aulas acontecem uma vez por semana com duas ou três horas de duração. Custa, por mês, no La Cava, R$ 290, e na Terracota, R$ 280.

Atelier La Cava
Rua Coriolano, 866, Vila Romana
Telefone 3854-1701
http://atelierlacava.wix.com/atelierlacava

Terracota Oficina de Cerâmica
Rua Espártaco, 804, Vila Romana
Telefone 99909-0479
www.oficinaterracota.com
contato@oficinaterracota.com

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA