Vasos de tradição|milenar

0
5086

Foto:

Companhia das Folhas

Vindos da China, do Vietnã e das Filipinas, os objetos estão cada vez mais presentes nos ambientes brasileiros.

Na hora da decoração, as pessoas estão procurando valorizar o ambiente não apenas com peças bonitas de se ver, mas com objetos de valor histórico e artístico, seja na escolha de um enfeite para o jardim ou de um vaso para abrigar a planta mais singela. O artesanato do Vietnã e da China sempre esteve relacionado ao trabalho de cerâmica. E os vasos desses dois países se destacam pela técnica, originada pelos ancestrais, até mesmo antes de Cristo, com produção totalmente artesanal.

“A cerâmica chinesa é a mais antiga de todas. Os vasos são diferenciados, com acabamento de qualidade. O design deles é melhor, tanto é que dominam o mercado europeu e dos Estados Unidos”, avalia uma das sócias da Companhia das Folhas, Ângela Tuci. No início só eram vendidas no local plantas artificiais. Das plantas, os proprietários tomaram contato com os vasos, e os vasos tomaram conta do espaço, um galpão de mais de 1.200 m2 na Vila Leopoldina. Há dezoito anos a empresa importa vasos rústicos e vitrificados vindos da China, do Vietnã e das Filipinas. “As cores vitrificadas são mais brilhantes e fortes, como verde e azulão”.

Com o número cada vez maior de prédios com sacada, aumentou também a procura por vasos para decorar o ambiente que já está agregado à sala de estar. Porém, Ângela alerta que a pessoa tem de se atentar ao peso na hora da escolha. “Quem tem uma sacada pequena tem a opção da fibra, mais leve e com valor equivalente”. Mas se a decisão é pela cerâmica, a loja vende vasos de vários portes, que tanto podem ser utilizados para o plantio como cachepô. “Caso a pessoa prefira mudar sempre o tipo de planta, usa a peça como cachepô”, ensina Ângela. E se a opção for por um vaso de médio porte, a loja vende modelos de 50 a 55 cm de altura, dependendo do material de acabamento. “Temos de considerar também a altura do vaso de acordo com a altura da planta e do espaço”. 

Para o jardim da casa, tem o banco de cerâmica, trabalhado. No fundo do galpão há um grande espaço com objetos – como pato, sapo, ovelha, etc. –, que podem ser comprados para uma “lembrancinha”, ou para serem usados como objetos decorativos e até mesmo peso de porta. Além da venda no varejo, a Companhia das Folhas fornece os produtos para a revenda de lojista. A loja ainda vende vários tipos de árvores artificiais, com folhas em seda, que vão do bambu às conhecidas ráfias.

Companhia das Folhas
Rua Columbus, 60
Telefone 3831-0300
De segunda a sexta, das 8h30 às 18h, e sábado, das 10 às 14h
www.ciadasfolhas.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA