Maestrina do organismo

0
1319

Foto:

Maestrina do organismo

Palpitação, tremores nas mãos, irritação, memória fraca. Será o excesso de trabalho? Não, seu problema pode estar na tireoide. Imagine a formação de uma orquestra: os rins como primeiros violinos, o coração no contrabaixo e assim por diante.

Quem vai comandar o regimento de tudo é a tireoide, glândula que fica na região do pescoço, logo acima do pomo de adão. O órgão é responsável pela produção dos hormônios, fundamentais para a manutenção do metabolismo. “E pela manutenção da vida, pois todos os órgãos dependem da função da tireoide”, completa o endocrinologista e metabologista Cristiano Barcellos.
Até pouco tempo, profissionais de outras áreas quase não consideravam a tireoide como responsável por qualquer desconforto do paciente. E um “simples cansaço” poderia ser sinal de que algo errado estava ocorrendo com a “maestrina”. O caso mais conhecido foi o do apresentador Silvio Santos, que se tratava de depressão com um psiquiatra. O médico tentou vários medicamentos até pedir o exame TSH, para medir os níveis de hormônios. Diagnóstico: hipotireoidismo. “Nos últimos 20 anos a função da tireoide está tão esclarecida que foi incluído no exame de rotina”, diz Dr. Cristiano.
Os dois problemas mais clássicos que podem ocorrer com o órgão são o hipotireoidismo e o hipertireoidismo. No primeiro caso, há falta parcial ou total de hormônios tireoidianos, causada, entre outros motivos, por uma doença conhecida clinicamente como Tireoidite de Hashimoto. A disfunção é mais comum entre mulheres, em qualquer faixa etária. Os principais sintomas são: cansaço exagerado, sensação de frio fora do normal, sonolência, aumento da pressão arterial e do fluxo menstrual, colesterol alto, impotência sexual masculina, unhas e cabelos quebradiços e alterações emocionais e psicológicas, podendo chegar à depressão. As pessoas com hipotireoidismo tendem a ganhar peso, o que às vezes é usado como desculpa pelos gulosos, como o ex-jogador Ronaldo, o fenômeno. “A pessoa com hipotireoidismo ganha peso por retenção de líquido”, diz o médico. O tratamento indicado é a reposição de hormônios por meio de comprimido, tomado diariamente, pela manhã, em jejum.
No hipertireoidismo, a principal causa é o excesso na produção de hormônios, levando o paciente a sentir mais calor, agitação exacerbada, palpitações, intestino acelerado, olhos saltados, tremores nas mãos, osteoporose, aumento no tamanho da tireoide – ou bócio – e ideias desorganizadas. “Estudos constataram que um paciente, por causa da agitação e da falta de controle em relação à cognição, não se lembrava da primeira consulta”, relata o endocrinologista. De acordo com o Dr. Cristiano, o tratamento é feito de três formas. “Medicamento, iodo radioativo e, em alguns casos, cirurgia”. Nos dois diagnósticos, após o tratamento escolhido, o controle é feito por exames periódicos. 

COMPARTILHE
Artigo anteriorEVENTOS 20
Próximo artigoCharme total

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA