Ai, se eu não tivesse abusado

0
1680

Foto:

Ai, se eu não tivesse abusado

Nada de começar o ano com a balança e a consciência pesadas. Agora é hora de eliminar as toxinas que você adquiriu ao comer aquele pernil que a sua vó prepara tão bem. 

O ano começou. E o sentimento que logo bate após as comilanças das festas de Natal e virada de ano é o sentimento de culpa por ter abusado das iguarias e bebidas. O primeiro passo para reverter o quadro é a força de vontade. Mas é preciso adotar uma dieta balanceada. O cardápio será baseado em legumes, verduras, peixes, aves e frutas. A carne vermelha até que pode, mas seria bom evitá-la, pois ela prejudica a eliminação de toxinas.
Para começar, retome a reeducação alimentar fazendo seis refeições ao dia, de três em três horas. O metabolismo vai funcionar melhor e ajudará na queima de calorias. Como desintoxicante, a nutricionista funcional Erika Fantaguci Chuqui indica o suco de couve batido com uma fruta, mas sem açúcar. “Se a pessoa não gosta da couve, pode tomar apenas suco de frutas”. Outra dica da médica é tomar bastante chá. Ela sugere o de gengibre e o de hibisco, também desintoxicantes. E, para concluir com os líquidos, água, muita água, que hidrata.
Nas refeições, o truque é começar pelas saladas, que dão a sensação de saciedade. As folhas podem ser acompanhadas de legumes e tomate. Depois, faça seu prato sem misturar carboidrato com carboidrato, a exemplo de macarrão com arroz, e opte pelas carnes brancas. “Mais o peixe, rico em ômega 3, um ótimo nutriente”, avalia Erika. Frituras e gorduras nem um pouquinho. Além de atrapalhar a dieta, vale lembrar que estamos no verão e o risco de desconforto intestinal aumenta. 
E é sempre bom reforçar que, entre as três principais refeições, doces e salgadinhos estão proibidos. Trabalhe a criatividade e faça uma sobremesa com frutas sem adicionar adoçante. “Se a pessoa não controlar, realmente, não dá”, ri a nutricionista. E, por fim, o clássico conselho: levante-se. Pratique o exercício físico de sua preferência. Aproveite a alta temperatura para entrar em uma aula de natação. Em poucos dias, o resultado da dedicação – e não do sacrifício – vai aparecer. E aí, é carnaval.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA