Dentinhos levados|a sério

0
1655

Foto:

Oral Vita

A saúde dos dentinhos da galerinha é o tema da edição de outubro e, como o assunto requer especial cuidado, conversamos com Monica Yamada, graduada pela FOP Unicamp, em 1998, continuando a tradição familiar de graduados na área odontológica.

O interesse pela profissão chegou quando ainda era uma menina, contou, e quando saia em férias, adorava ver a prima mais velha nas escolas de bairros distantes de Piracaia, no interior de São Paulo, ensinando a criançada a escovar os dentes ou orientando a população de que o uso da escova era pessoal e intransferível. “As casas eram muito simples e muitas vezes os moradores adotavam uma única escova para a família inteira.”

Na avaliação da dentista, na relação carinhosa e de confiança entre profissional e criança, o importante é que haja o sentimento de empatia, que é a capacidade de compreender o sentimento ou a reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias, explicou. “É fundamental ter uma abordagem mais cuidadosa para ganharmos confiança da criança e dos pais para um tratamento tranquílo.”

Especializada em Ortodontia, Monica Yamada, diz que o comum é ir ao dentista e abrir a boca para ser avaliado. Na ortodontia, lembrou, o profissional avalia os dentes fechados, situação adequada para a descoberta das mordidas abertas, mordidas cruzadas e a falta de espaço. E em exames solicitados pode-se detectar precocemente casos de dentes inclusos (preso no osso) ou dentes que não existem (agenesia).

Perguntada sobre como os pais devem proceder com os cuidados que envolvem a higienização das boquinhas da criançada, Monica afirma que as orientações que envolvem o tema devem ser dadas à mamãe ainda no período de gestação. Em casa, a mamãe deve higienizar as gengivas do bebê após o consumo de papinhas, sucos e mamadas usando uma gaze ou fraldas limpas umedecidas em água filtrada, explicou.

As orientações a ratificar: escovar os dentes com escova e pasta corretas (indicados pelo profissional) 3 a 4 vezes ao dia, evitar alimentação fora de hora e consultar o dentista a cada seis meses.

Monica Yamada foi bolsista do Governo do Japão, na Universidade de Niigata, em odontopediatria, especializada em ortodontia. Atualmente divide uma clínica com vários especialistas da área que oferecem serviços como implantes dentários, estética, cirurgias, odontopediatria, endodontia, reabilitação oral e botox® terapêutico. Contar com outras especialidades no mesmo ambiente, diz, faz toda a diferença: “Em muitos momentos acompanhei cirurgias de pacientes meus, pequenos, realizadas por outro dentista – e estar no mesmo ambiente que a criança já está acostumada é como estender a confiança da criança para outro profissional num momento que ele precisa”, finalizou.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA