A vez das gordinhas

0
2773

Foto:

Foi-se o tempo em que a beleza estava ligada a ser magra.

Foi-se o tempo em que a beleza estava somente ligada a ser magra. Hoje em dia, as gordinhas fazem sucesso. Novidades para elas surgem a cada dia. Em janeiro de 2010, uma empresa criou uma semana de moda plus size.

O chamado Fashion Weekend Plus Size, acontece todos os anos e foi idealizado e organizado pela jornalista, modelo e empresária Renata Poskus Vaz.

O número de lojas voltadas para o setor crescem a cada dia. É o caso da Spampy. Com 24 anos de existência, no Shopping Center Lapa. A empresa vende apenas roupas para as mulheres gordinhas. “Sempre existiram pessoas plus size, mas agora o mercado está dando ênfase à elas, pois é um segmento que estava à margem. Não estamos fazendo apologia à gordura, mas estamos nos libertando das amarras que o mundo nos impôs. Mulher bonita pode ter, sim, pernas roliças, seios fartos e quadris bem-feitos”, disse Vanya Spampinato, empresária à frente do empreendimento.

Por conta das novidades, as gordinhas estão cada vez mais vaidosas. “Hoje, percebemos que o público plus size está muito exigente, autoconfiante e ousado. Querem uma moda moderna, fashion e confortável. Nós estamos sempre nos atualizados quanto às tendências de moda, o que fará suceso na próxima estação. Frequentarmos desfiles e estamos  conversando alguns parceiros confeccionistas”, explica empresária.Vânia conta que a moda que era feita para as mulheres plus size era “quadrada” sem formato, e quase toda com os mesmos modelos, túnica comprida e larga e legging. Hoje, há muitas opções: shorts e saias curtas, vestidos, túnicas modernas e calças jeans com cortes especiais. Aliás, as dificuldades ficaram no passado. Antigamente, era muito difícil encontrar pessoas nas lojas que atendessem com atenção e carinho as gordinhas. Isso acontecia pela falta do que oferecer a esse público. Por esse motivo ir às compras para “cheinhas” era um verdadeiro tormento. “Hoje, existem muitas lojas que têm tamanhos grandes, mas mesmo ainda há poucas que atendem adequadamente essa clientela”, diz. Por isso, a Spampy oferece para suas clientes amplos provadores e vendedoras atenciosas, o que torna o momento das compras em uma experiência agradável. A loja Spampy é bem familiar e surgiu como a idealização de um sonho de Jácomo e Crescenzia Spampinato, pais de Vanya, Simone e Mônica. “Eles viram a oportunidade de abrir um novo negócio. Nos primeiros anos, a empresa atendia a tamanhos normais e começamos a notar que as pessoas gostavam das roupas que a minha mãe vestia. Ela usa tamanho plus size. Começamos a trazer essa novidade para algumas clientes e notamos que isto era um novo mercado. Nosso sucesso foi justamente este, pois nos identificamos com o que vendemos. Usamos as peças que oferecemos e isto faz toda a diferença”, conta Vanya.

Verdade ou mito?

As gordinhas só podem vestir preto.
Mito: As mulheres “cheinhas” ficam lindas com todas as cores, mas só se a peça tiver corte e tecido adequado. 

Roupas plus size são mais caras.
Verdade: As peças utilizam mais tecidos, dificultando os encaixes nos cortes e não são feitas em grande escala, portanto ficam um pouco mais caras.

É certo comprar roupas para gordinhas em tamanho maior.
Mito: Muitas mulheres têm o preconceito de ir à lojas especializadas, e acabam comprando roupas que infelizmente não as favorecem.

As cintas modelam o corpo.
Verdade:
Existem muitos truques que auxiliam a deixar o corpo modelado. Exemplos: lingerie sem costura, cintas, entre outros.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA