Uma feira diferente

0
1167

Foto:

Os produtos são da época

Orgânicos são produtos cultivados e produzidos sem agrotóxicos. Para serem orgânicos, precisam ser fiscalizados e certificados por empresas certificadoras independentes. A cada dia um número maior de pessoas procura pelos hortifrútis e produtos orgânicos para incluir na sua alimentação. Se comparado com produtos semelhantes cultivados e fabricados de maneira convencionais, ainda são poucos os locais onde se podem comprar os orgânicos.
Pensando nisso, desde março os empresários Valéria Rinaldi e Ricardo Correa, donos da Wheat Organics e do Bija Yoga, ambos na Vila Leopoldina, criaram e promovem uma pequena feira de produtos orgânicos que acontece uma vez por mês no espaço do Bija Yoga, voltada para os moradores da região. Além da feira, acontecem diversas atividades gratuitas como aulas de ioga, massagem ayurvédica, sessões de meditação para o público adulto e infantil. Na edição passada, em 2 de junho, Valéria levou à feira as bordadeiras da comunidade da Favela da Ceagesp que têm apoio da Fundação Acaia, que também tem sede na Vila Leopoldina. Além delas, aconteceram palestras e a participação de grafiteiros.
“A feira é uma oportunidade para que nossos vizinhos possam adquirir hortifrútis, pães e lácteos orgânicos além de cuidar da saúde de uma forma agradável”, resume Valéria. A cada edição ela pretende incorporar outros atrativos como música e exposições.
“Tudo que está à venda na feira, é comprado diretamente dos produtores. Por esse motivo não dá para saber exatamente o que teremos para vender. Os produtores mandam o que têm de melhor para oferecer na época”, garante Valéria, que é adepta dos produtos orgânicos há muito tempo.
Quanto aos preços, Valéria explica que “o preço dos orgânicos ainda é maior do que os produtos não-orgânicos por conta do custo da produção, certificação entre outros fatores”. Os produtos não vendidos na feira, serão aproveitdos na Wheat, misto de padaria, café, restaurante e empório orgânico.
A próxima feira de orgânicos está programada para o dia 7 de julho, das 9 às 15h, no espaço do Bija Yoga. Valéria espera que sua feira incentive o consumidor que ainda não faz uso dos orgânicos a fim de que possa conhecer e incluir esses produtos em sua mesa.
Pensando na sustentabilidade, Valéria alerta que a feira não fornece sacolas plásticas. “Peço que as pessoas levem as suas sacolas reutilizáveis e assim todos estaremos cuidado melhor do planeta”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA