O corpo é o seu aliado

0
1687

Foto:

Dr. Fábio Guedes

Sempre é tempo de cuidar do corpo e da saúde. A recomendação básica é ter o acompanhamento de um médico especializado para que o tratamento tenha a eficiência buscada e de uma maneira saudável.
A medicina esportiva inclui segmentos teóricos e práticos da medicina com o objetivo de investigar a influência do exercício, do treinamento e do esporte sobre as pessoas sadias ou doentes. “A finalidade é prevenir, tratar e reabilitar”, diz o Dr. Fábio Guedes, que comanda na Lapa a Espaço Alta Perfomance.
O médico formado pela Unoeste tem especialização em medicina esportiva, e é pós-graduando em endocrinologia e medicina esportiva. Fez especialização em obesidade em curso feito em Buenos Aires, na Argentina.
Segundo ele, para que o paciente tenha um tratamento eficiente, tudo começa pela consulta que inclui exames, avaliação física e questionário estruturado. “Esses dados, depois de analisados pelo médico, vão servir de parâmetro para atuação de um personal trainer e nutricionista sobre qual tratamento o paciente deve seguir”, resume.
Com esses dados, um programa é feito para atender às necessidades. “Muitas vezes, o tratamento tem um programa nutricional acompanhado por suplementos, treinamento físico e, se necessário, medicamentos”.
Para ele, a medicina esportiva se ocupa em avaliar e acompanhar os praticantes de atividade físico-desportiva antes, durante e após a prática da atividade física. “Após os 40 anos, perdemos cerca de 10% de massa muscular e essa perda é contínua. Precisamos cuidar do corpo para ter uma boa qualidade de vida”, diz.
Para muitos, a medicina esportiva é somente para atletas de alto nível, os atletas profissionais, mas isso não é verdade. “Na verdade, as pessoas que não são atletas profissionais devem fazer da atividade físicas um meio de melhorar e conservar a saúde”, alerta Dr. Fábio, que na juventude foi jogador de futebol em Alagoas, onde nasceu.
No consultório o paciente pode ficar sabendo se está em forma ou não. Através do IMC (Índice de Massa Corporal), que é um exame fácil e rápido, o médico pode avaliar se o paciente está obeso ou não. Cada um tem o seu número exato.
Na equipe da clínica, Dr. Fábio conta com diversos profissionais, entre eles o Prof. Ricardo Santos, nutricionista especializado em esportistas e também atleta de fisioculturismo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA