Mangiando bene

0
1598

Foto:

Paulo: lembro da minha avó fazendo

A comidinha que a vovó faz é responsável por boa parcela de ocasiões memoráveis de qualquer mortal na face da terra. Essa afirmação não foi extraída de nenhum estudo científico, mas, é quase certeza que, o próprio leitor, ao ler a frase inicial desse artigo vai se lembrar das refeições que animadamente participou na casa da nona como as lembranças mais tenras da sua vida. Especialmente a colônia italiana que no período de 1880 a 1930 chega ao país em grande número, escolhendo a região sul e sudeste para se instalar, faz com que paulistas e paulistanos herdem os olhos claros e a maneira cantarolada de falar. Com a culinária e outros aspectos culturais absorvidos, São Paulo tornou-se a terra preferida desse povo e ganhou o status de estado com maior população oriunda daquele país europeu.
Paulo Ricci é retrato fiel dessa história. Criado pelos avós e nascido em Itapira, no interior paulista, o garoto cresceu assistindo a nona misturando os ingredientes para a massa que se anunciava primeiro pelo cheiro do molho de tomate fumegando e, depois, pelas imagens da massa entrando e saindo do cilindro para ganhar a textura ideal.
Enquanto crescia naquele universo, Paulo sonhava com uma barbearia como empreendimento, onde pudesse ter alguns pôsteres de times de futebol colados nas paredes para discorrer, com liberdade, assuntos ligados ao esporte e um pouco de política. Nesse período, o irmão que já tinha experiência em alguns restaurantes importantes de comida italiana, abriu uma empresa em sociedade de massas caseiras. Um tempo depois, não pode dar continuidade e Paulo Ricci assume a ideia. Em 1995 começa a fazer as iguarias em casa. Os amigos do setor começaram a indicar o seu produto para os atuais patrões. “Meus amigos garçons e maîtres, me ajudaram muito porque foram eles que levaram o meu produto para os Jardins”.
Sofisticação, qualidade, atendimento e preço competitivo foram decisivos para o sucesso da sua marca. São mais de quarenta tipos de recheios encontrados nos ravióllis, tortellis, capeletti e outros. Assados, panquecas e tortas também tem. Tudo feito lá, de maneira artesanal, irresistível, do jeito que a nona faz. (Aceita encomendas para festas e eventos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA