No tom certo

0
1166

Foto:

As fonoaudiólogas do Espaço Dizer

Muitas vezes a gente nem percebe, mas a voz é um dos instrumentos mais usados, seja no dia-a-dia ou no trabalho, mesmo por quem não depende exclusivamente da voz para trabalhar. Por isso é importante que tenhamos sempre muito cuidado com as cordas vocais.
Quem nos dá dicas interessantes são as fonoaudiólogas Camila Porto Quintas, Fábia Regina Evangelista e Karen Montebelo H. Cianciarullo, da Espaço Dizer, da Vila Leopoldina. “Um dos cuidados básicos que precisamos ter é beber bastante água, e quem for usar a voz profissionalmente evitar usar roupas muito apertadas na garganta, na região da cintura”, aconselha Karen. E Fábia explica o porquê: “essa questão da roupa tem muito a ver com a respiração. Quanto mais livre e menos tencionada, menos vai forçar a voz”.
Outro quesito importante é prestar atenção no seu tom de voz. Tem muita gente que grita sem perceber. E isso acaba danificando as cordas vocais… e daí vem a rouquidão. “Vivemos em uma sociedade ruidosa. Em um bar, você pode estar falando em um tom alto e você nem percebe. As pessoas têm o hábito de conversar com o fone de ouvido, que também perde a noção do volume da voz”, conta Camila.
E além da água, o que mais ajuda a cuidar da nossa voz? Um alimento bem conhecido é a maçã, que tem a capacidade de limpar nossa saliva, deixando-a mais limpa, o que facilita a articulação e você força menos a parte vocal. Em contrapartida, alimentos derivados do leite, por exemplo, tendem a engrossar a saliva, o que faz com que a gente tenha que forçar mais as cordas vocais. Evite também comidas pesadas e sofrer choque térmico, comum nos dias de calor.
É comum acordarmos com a voz mais rouca, já que ao despertar, nossas cordas vocais costumam estar um pouco inchadas. Mas se a rouquidão não passar logo, não fique esperando e consulte logo um profissional. Muitas vezes os fonoaudiólogos trabalham junto com otorrinolaringologistas para saber a causa dessa rouquidão, que pode ser refluxo, a respiração oral, entre tantas outras causas. E o cigarro também é um grande vilão. “Quem fuma tende a ter uma prega vocal extremamente inchada, por isso a voz mais rouca”, diz Karen.
O tratamento é personalizado, mas em geral elas passam noções de higiene vocal, e aplicam exercícios para tratar dos problemas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA